Ghee: aprenda a receita do melhor e natural substituto da manteiga

No artigo de hoje, você irá conhecer o Ghee, que é um substituto natural da manteiga e da margarina, produzido a partir da sua purificação. É um ingrediente muito utilizado na cultura, medicina, fitoterapia, cosmética e culinária indiana.

Um pão ou torrada com manteiga, apesar de ser calórico e conter altos índices de colesterol, são irresistíveis, não é mesmo? Isso porque o gosto da manteiga – não podemos negar – é sensacional e denota na mente aquele perfeito café da manhã. Mas hoje você aprenderá a fazer o “ghee”,  um ingrediente muito mais saudável que a manteiga e a margarina.

O Ghee é conhecido também por  “manteiga clarificada” ou “purificada”e carrega poderosas propriedades rejuvenescedoras. Este ingrediente estimula a memória, fortalece a inteligência, fortifica os tecidos do corpo, ajuda no desenvolvimento e crescimento infantil e contribui para a fertilidade da mulher. Além disso, é um  ótimo tonificante para a garganta e especialmente para a voz.

Na culinária, o ghee é ideal para abrir o apetite e intensificar o sabor dos alimentos. É muito utilizado em preparações culinárias da mesma forma que os outros óleos com as vantagens de exigir menor quantidade e não conter propriedades que aumentem o colesterol.

Na medicina indiana, a prescrição do uso de Ghee  é feita normalmente em casos intoxicações, enfermidades do peito e como tônico pulmonar. Também é recomendado em casos de erupções cutâneas, herpes, queimaduras e  cortes, além de úlceras,  distúrbios mentais, , problemas dos olhos e ouvidosfebres, obstipação e dores de cabeça.

Ghee: sólido no frio e líquido no calor

Leia também: Perca peso tomando água de chia com limão

Esta manteiga purificada também pode ser aplicada como óleo para massagem e máscaras natural para a pele.

Para preparar o ghee, você irá precisar de um quilo de manteiga sem sal de boa qualidade. Então, deposite-a em uma panela de vidro ou inox com fundo grosso para evitar que  manteiga frite. É importante não utilizar o alumínio.

Em fogo brando, derreta manteiga e deixe ferver devagar e sem fritar. Com a ajuda de uma colher, retire toda a espuma branca que irá aparecer (trata-se das impurezas da manteiga). Assim que toda espuma desaparecer e o líquido estiver transparente e amarelo, significa que o glee estará pronto.

Então, o próximo passo é depositá-lo em recipientes de vidro com tampa, porém, vale lembrar que os recipientes só devem ser tampados quando o glee esfriar e isso leva aproximadamente uma hora e meia.

Depois, armazene em local fresco e protegido da luz solar, sem necessidade de guardá-lo na geladeira. Mas é importante mantê-lo fechado.

Compartilhe: