Considerada uma potente substância antibacteriana, antiviral, antifúngica, anti-inflamatória e antioxidante, a própolis é um importante item na medicina popular, pela sua eficácia no sistema imunológico.
Produzida pelas abelhas e composta por resinas, ceras e pólen, esta substância impede a proliferação de vírus e tem ação antimicrobiana dentro da colmeia.
Esta substância também é rica em minerais como: cálcio, ferro, estrôncio, silício, bromo, zinco, titânio, magnésio e alumínio, além de possuir pró-vitaminas A e complexo B.
Leia também: Com apenas um copo desta bebida por noite, você transformará a sua cintura! Confira
Alguns estudos comprovam as propriedades terapêuticas da substância na cura de diversas enfermidades, como na amigdalite, faringite, laringite gengivite, hemorroidas, abcesso dentário, sinusite, bronquite, rinite, gripe e estomatite. É importante também na imunidade dos linfócitos, reduzindo as consequências da radioterapia e outras ações anticancerígenas.
Entre tantos benefícios da própolis, os principais são:
- Prevenção e tratamento contra bronquite e pneumonia crônica infantil;
- Tratamento de queimaduras e patologias dermatológicas;
- Ação eficaz no sistema capilar;
- Produção de defesa orgânica contra baixa imunidade e fadiga;
- Tratamento de patologias urinárias e respiratórias;
- Ação cicatrizante, anti-séptica e bactericida;
- Ação cicatrizante e regeneradora.
Existem três tipos de própolis, que são classificadas pelo aroma e consistência e associadas a espécie de abelha produtora:
Própolis verde: proveniente de resinas, extratos e exudatos de alecrim-do-campo. É muito usado nos hospitais em Japão devido à sua ação antitumorial.
Própolis vermelha: é popularmente conhecida como rabo-de-bugio, podendo ser encontrada em regiões de praias e mangues no nordeste brasileiro.
Própolis preta: é a espécie mais utilizada e fácil de se localizar. Sua coloração varia entre cinza claro e preto. Possui componentes fenólicos, flavonoides e enzimas.
A eficiência antibacteriana da própolis deve-se a destruição de bactérias nocivas que sucumbem à sua ação. Por essa propriedade, é muito indicada no tratamento de doenças como anginas.
A ação antiviral da substâcia é popularmente conhecida pelo seu emprenho positivo contra herpes, coronavírus, adenovírus e rotavírus.
Em funcionamento antifúngico, a própolis atua no tratamento de patologias no couro cabeludo, micoses e outras doenças de pele. Já em ação anti-inflamatória, a própolis é eficaz no tratamento de artroses, reumatoides e artrites, além de ser comparado em estudos laboratoriais ao princípio diclofenaco, usado no combate de inflamações.
Existem alguns estudos desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos que garantem a importância de alguns tipos de própolis em ações anticancerígenas. A substância foi capaz de inibir a expansão das das células cancerígenas e destruir partes de células doentes já desenvolvidas.