Embora sempre relacionemos cálcio com produtos lácteos, a verdade é que também podemos obtê-lo de alguns vegetais e, em quantidades semelhantes, é por isso que eles são ideais para intolerantes e veganos.
Quando dizemos a palavra “cálcio”, pensamos automaticamente em um copo de leite ou iogurte.
No entanto, existem muitos alimentos vegetais que contribuem com quantidades ainda maiores deste nutriente do que os produtos lácteos . Neste artigo, dizemos o que são.
LEIA TAMBÉM:
Conheça agora o Super Alimento do Futuro!
1. Espinafre
É um dos vegetais que têm esta substância. Se consumimos 100 gramas de espinafre cru, eles nos oferecem 210 mg do nutriente. Quando fervida, a quantidade é reduzida para 158 mg.
É necessário ter em mente que este vegetal de folhas verdes tem oxalatos, o que pode impedir a assimilação de vários minerais.
2. Nozes
Esses alimentos de origem vegetal são muito ricos em cálcio e podem ser consumidos de diferentes maneiras. Por exemplo, como leite, em sobremesas, cru, torrado, etc.
As nozes reduzem a osteoporose, evitam a fragilidade óssea e promovem o crescimento adequado. Portanto, eles são recomendados em qualquer estágio da vida.
Aqueles que contribuem com mais cálcio são:
Amêndoas (240 mg por 100 gramas)
Nozes (170 mg em 100 gramas)
Avelãs (140 mg)
Pistácios (110 mg)
3. Soja
É a leguminosa que fornece mais cálcio. É perto do leite de vaca se consumido na mesma modalidade.
Além disso, a soja possui uma isoflavona chamada daidzeína que evita a descalcificação dos ossos e evita que esse nutriente seja eliminado através da urina.
Com cada 100 gramas de soja cozida sem sal, obteremos 102 mg de cálcio.
Tofu é um derivado da soja e é usado como um substituto para a carne. Tem muito poucas calorias e gorduras, mas bastante cálcio, por isso é muito recomendável em dietas vegetarianas.