Também chamada de ameixa-da-espanha, cajá vermelho ou ciroela, a seriguela é mais comum de ser encontrada na região do nordeste brasileiro. Além de ser doce e agradável ao paladar, esta fruta – muitas vezes com textura amarelada ou avermelhada. Originária da América do Sul e América Central, é vastante comum que seja encontrada nos meses de dezembro e janeiro. Esta fruta apresenta inúmeros benefícios à saúde, entre eles destacamos que:
- Seu consumo é indicado para alívio de espasmos;
- Características diuréticas e energizantes (devido à quantidade de carboidrato).
- É eficiente no tratamento de anemias.
- Pode-se usar o chá das folhas da seriguela para limpeza de feridas e alívio de queimaduras, por ter efeito cicatrizante.
Leia também: Elimine as incômodas cicatrizes com apenas três ingredientes medicinais e naturais
- O consumo da seriguela também é recomendado para aliviar gases.
- Consumir seriguela é ideal para fortalecer o sistema imunológico.
- É recomendado consumir a seriguela em casas de febre, diarreia e disenteria.
- Por ser rica em ferro, combate a anemia.
- Reduz o colesterol graças a sua grande quantidade de fibras.
- É uma fruta diurética, portanto reduz o acúmulo de líquido do corpo.
Fonte natural de fibras, a seriguela também é rica em vitamina A, B e C, a seriguela e contém diversos tipos de minerais como: ferro, fósforo e cálcio, além de conter antioxidante e compostos que previnem a formação de tumores. Além disso, é utilizada no tratamento de doenças debilitantes, como por exemplo, a dengue.
A fruta pode ser consumida pura, verde ou madura, porém, consumi-la ainda madura, é o mais indicado devido a sua grande quantidade de pectinam amidos e taninos. Também é usada em bebidas fermentadas, sucos, vinhos, sorvetes, geleias, licores, refrigerantes e compotas.