Existem sintomas que lhe desgastam, embora pareçam comuns. Isso pode ser resultado das toxinas presente em seu organismo. Falta de energia, irritação, intestino preso, estômago pesado e dores de cabeça são algumas das características de quem carrega toxinas. Esses sintomas, embora incomodem, não são suficientes para fazer você recorrer ao médico, mas a verdade é que isto te afeta tanto, que você sente que está envelhecendo a cada dia.
Reunimos aqui alguns sintomas comuns para que você possa identificar se são provenientes da presença de toxinas no seu corpo e procurar a melhor forma de combatê-las e evitá-las. Confira:
- Constipação: quando os intestinos não funcionam, é um sinal de que estão armazenando substâncias tóxicas, permitindo que elas afetem o organismo.
- Dores musculares: a falta de atividade física faz com que as toxinas afetem os músculos e juntas. A possibilidade aumenta se essas dores forem diárias.
- Fadiga: até mesmo quando consegue dormir bem, sente como se precisasse se arrastar até o final do dia. A fadiga é a reação do corpo contra os componentes tóxicos ou algum desequilíbrio hormonal no processo imunológico. Por via das dúvidas, evite consumir café ou doces, pois isso pode piorar a situação.
- Ganho de peso: por mais que você se exercite e consuma poucas calorias, percebe que está ganhando peso, ao invés de eliminá-lo. Isso é sinal de que as toxinas invadiram o seu sistema hormonal. Neste caso, é necessário uma desintoxicação completa na dieta.
- Mau hálito: nem escovação e nem balinhas adiantam. Pode ser que seu fígado esteja lutando para se livrar das toxinas em seu corpo.
- Olhos inchados: nesse estágio, pode ser que você tenha atingido o seu limite de suportação de excesso tóxico.
- Reações cutâneas: problemas de pele como acne ou rachaduras também acusam sobrecarga tóxica.

Leia também: Sucos para acabar com as acnes e espinhas
- Sensibilidade aos aromas: se você reage a determinados cheiros, apresentando sintomas como dores de cabeça e estômago embrulhado, pode ser um sinal de que o corpo está reagindo contra uma sobrecarga tóxica.
Algumas possibilidades de solução para os males apresentados acima consiste em abastecer o fígado com líquidos como o chá de leão, salsa, cardo de leite e coentro. É importante que aumente o consume de água, pois isso ajuda a liberar as toxinas do organismo. Meia hora de exercícios diariamente também auxilia a remover as toxinas, devido a ativação da circulação sanguínea.
Procure auxiliar a alimentação com o consumo de probióticos presentes no iogurte, Kombucha, soja e etc. Na hora da higiene bucal, escove a língua, com um raspador próprio para isso.
Sempre respire profundamente para livrar os pulmões das de toxinas e prefira utilizar produtos naturais de estética na pele. É recomendável também o consumo de alimentos orgânicos, sempre que possível.