A hidroponia – embora ainda seja um tipo de cultivo ainda pouco conhecido -, utiliza-se de uma técnica diferenciada do sistema tradicional, por usar para no cultivo de vegetais a água com fertilizantes solúveis, no lugar da terra. Hoje, podemos encontrar alimentos hidropônicos nos supermercados e outros estabelecimentos que dispõe de variedades de vegetais, principalmente os vegetais mais populares, como é o caso do tomate, alface, rúcula e outros.
A forma de cultivo:
Os vegetais que são cultivados com o sistema de hidroponia ficam em estufas com suportes artificias, geralmente em tubos plásticos perfurados que ficam em contato com a água e seus respectivos adubos. O objetivo nesse sistema é que as raízes das plantas imersas absorvam a solução de água e adubos químicos que circula nesses tubos, de forma a conseguir os nutrientes necessários.
Vantagens:
- Em razão de ser cultivado em estufas, os vegetais não são prejudicados pelas condições climáticas como chuva, vento, seca, geadas.
- Utiliza-se menor espaço para realizar esse tipo de cultivo.
- Os vegetais são colhidos mais limpos.
- Normalmente a aparência dos vegetais são mais bonitos, facilitando assim a escolha do consumidor.
- Melhor produção e qualidade dos produtos, se a solução nutritiva (água e adubos químicos) estiver balanceada corretamente.
Desvantagens:
- São suscetíveis ao ataque de pragas e doenças, pelo fato de serem cultivadas fora do solo.
- Possíveis problemas como o acúmulo de nitrato nos vegetais, devido a uma solução nutritiva (água e adubos químicos) não balanceada, com excesso de impurezas e que por isso forneça nutrição inadequada aos vegetais, com maior presença de compostos químicos.
- Normalmente há um maior gasto com energia elétrica.