Você sabe o que é o autismo? Trata-se de uma condição para um consjunto de desordens complexas no desenvolvimento do cérebro, tanto antes, como durante ou depois do nascimento do paciente. Ao longo do tempo, esta condição mostra a dificuldade na comunicação social, atitudes e comportamentos repetitivos e, dependendo do grau do autismo, crises e agitação em excesso. A verdade é que cada casomanifesta-se em intensidades variadas, podendo ser mais leves e sutis nos primeiros anos de vida até agravarem-se a medida do crescimento e desenvolvimento do paciente.
Trouxemos aqui uma listagem de características e curiosidades sobre o autismo, com o objetivo de contribuir com o entendimento desta condição e conhecer mais sobre suas estatísticas e detalhes. Confira:
- Há 21,7 milhões de pessoas com autismo em todas as prtes do mundo e esta condição manifesta-se cinco vezes mais em meninos do que em meninas.
- Houve um estudo por parte de um médico que levantou possibilidades de que o autismo estava relacionado ao uso de vacinas. Porém, há indícios de que o profissional usou dados fraudulentos para a criação de sua teoria, por isso, perdeu sua licença médica. Ainda assim, existem pais que evitam vacinar os filhos, pois acreditam que isto pode causar autismo.
- Há estudos que indicam que quando os autistas ficam em silêncio por longos períodos é porque sentem muitas coisas ao mesmo tempo e necessitam de isolamento para se recompor.
Leia também: Bócio: saiba mais sobre esta doença consequente da falta de iodo no organismo e entenda como tratá-la naturalmente
- Costumamos nos contagiar com o bocejo de alguém. O interessante é que pessoas autistas não são afetados por isso.
- Apesar de serem condições dioferentes, não há diferenças entre a anatomia cerebral de pacientes com e sem autismo.
- É comprovado que a deficiência de vitamina D no período de gestação pode desencadear o autismo no bebê.
- Existem salas de cinema adaptadas para autistas no Reino Unido, com volume mais ameno e luzes mais escuras, além de possibilitar que os dfrequentadores levem a comida que desejarem.
- Em 2008, foram decobertas evidências de que até 25% de pessoas com autismo deixam de apresentar essas características ao longo da vida, embora os estudos defendam que esta condição é vitalícia.
- Quando fazem aulas de teatro / artes cênicas, crianças autistas tendem a ter melhor comunicação e relação social com outras pessoas.
- Dados indicam que entre mortes de crianças autista, 90% ocorrem por afogamento.
- Além de acompanhamento psicológico e pedagógico, crianças autistas precisam sobretudo de paciêcia, respeito, amor, respeito, atenção, carinho e respeito, assim como qualquer outra criança.