Zinnia (nome botânico, popularmente zínia, é um género botânico pertencente à família Asteraceae, são nativas em pastagens que se estendem desde o sudoeste dos Estados Unidos até a América do Sul, com um centro de diversidade no México.
As zínias são geralmente cultivadas a partir de sementes plantadas diretamente no local definitivo e com bastante luz solar. A luz solar e a boa ventilação previnem o míldio que também aparece nas plantas em locais de clima úmido ou por excesso de irrigação.
Destaca-se como tendo forte potencial econômico por ser de fácil cultivo, pode ser plantada em qualquer época do ano, dentre as espécies de maior potencial destaca-se a Zinnia elegans (Jacq), devido à abundância e à diversidade de cores de suas flores, à grande variedade de forma das pétalas e à possibilidade de ser cultivada durante todo o ano. Uma característica de grande importância na cultura da zínia, é o seu longo período de florescimento, pois após cada colheita, as gemas localizadas na base do ramo se desenvolvem, resultando na emissão de novos ramos e, consequentemente, de novas flores.
A zínia propicia grande colorido a um espaço de jardim, então sua adição a canteiros de plantas somente verdes dará uma nota alegre, bem como seu plantio em conjuntos de plantas perenes envasadas.
Cultiva-se a zínia ao sol, em canteiros preparados com composto orgânico e adubo animal de curral, cerca de 1 kg/m2, se a opção for pelo adubo de aves, a metade desta quantidade.
Misturar bem, incorporando ao solo.
Retirar a muda do saco de cultivo, fazer uma cova do tamanho do torrão e plantar.
Após o plantio das mudas no canteiro regar bem.
A zínia não tolera bem solos encharcados, então depois do estabelecimento da muda espaçar as regas.