Com sabor amargo predominante, o chá de Losna do Mato é conhecido por aumentar o apetite. A Losna do Mato é uma planta com inumeras propriedades medicinais e é conhecida também como como alenjo, absinto, sintro e erva-do-fel. Ela pertence a família das Compostas e mede até 80 centímetros de altura.
A losna do mato possui ações: tônica, vermífuga, digestiva e emenagoga. Portanto, é uma planta indicada para tratamentos que envolvem a ativação sanguínea, tratamentos para azia, prisão de ventre e anemia. Também é eficaz para repelir insetos, até mesmo como o piolho.
Além disso, o chá desta planta tem a capacidade de tratar males como insuficiência hepática, mau hálito, vômitos, menstruações irregulares, dores provenientes de cólicas, problemas renais e pulmonais, atuando também como estimulante para a digestão e para o apetite.
Leia também: Chá de Cistus Incano: a planta europeia que eleva a resistência do sistema imunológico
É muito indicado como tratamento complenmentar da bulimia, anoreia e outras complicações que inibem o apetite, pois tem o poder de limpar e normalizar o funcionamento estomacal.
Para preparar o chá de losna é preciso utilizar as suas folhas e seus capítulos florais. Basta ferver um litro de água e depositar 20 gramas de folhas ou flores da losna, deixando a mistura repousar por dez minutos. O ideal e recomendado, é consumir uma xícara de chá do preparado antes das principais refeições, sem que ultrapasse a quantidade de duas xícaras ao dia.
Existem efeitos colaterais e contraindicações caso o chá seja consumido em excesso ou misturado ao álcool. O tratamento também não pode exceder longo período, pois poderá causar dependência, além de delírios, convuulsões, alucinações, tonturas e tremores. É também proibido para gestantes, lactantes e pacientes com gastrite.