Uma das mais apreciadas trepadeiras usadas na fabricação de decorativas cercas vivas ou somente para compor o “coroamento” de partes estruturais é o jasmim-dos-poetas, conhecido cientificamente como Jasmim um polantina. Apresentando flores brancas com tonalidades rosa e folhas verde-claras, essa planta proporciona uma aura romântica e leve à paisagem.
Durante a primavera e o verão, o jasmim-estrela produz inúmeros ramos de flores brancas cuja fragrância é simplesmente maravilhosa. Devido ao seu extraordinário perfume esta planta é conhecida com o nome de jasmim, no entanto, nem sequer pertence à família botânica do jasmim utilizado habitualmente na jardinagem. Os cuidados que esta linda planta de caules lenhosos e torcidos precisa não diferem muito dos cuidados do jasmim, no entanto, convém saber que cada espécie é única pois é necessário adaptar qualquer processo às características individuais de cada planta.
eu cultivo deve se dar em solo fértil, sob sol pleno, solo drenável, repleto de matéria orgânica e com irrigação de intervalos regulares. Prefere o clima ameno, assim floresce com maior abundancia. Precisa passar por podas de limpeza e de cuidados anuais, deixando-a assim sempre com flores e viçosa.
Multiplica-se através de estaquia com ramos semilenhosos, removidos depois do período de floração. Também há a propagação através de sementes, alporquia e mergulhia. Pessoas com maior sensibilidade a odores precisam evitar o cultivo perto das janelas dos aposentos, já que seu perfume pode tornar-se enjoativo.
Uso medicinal do jasmim
O jasmim é usado na aromaterapia, por seu odor forte e adocicado, que estimula a libido – portanto, é reconhecido como um afrodisíaco. Porém, ele faz muito mais por quem o usa, tanto para a saúde mental quanto física:
É um leve analgésico natural e relaxa a musculatura do pescoço apaziguando as dores de cabeça
Alivia sintomas da TPM e menopausa, a irritabilidade emocional, calores intensos e “nervos à flor da pele”
Cicatrização e regeneração da pele quando usado em casos de acne ou feridas em cicatrização
Ajuda a curar gripes e resfriados – age como antiinflamatório, antisséptico, analgésico e expectorante, aliviando os sintomas e acelerando a cura do corpo de gripes e resfriados.
Calmante e antidepressivo – acalma o cérebro tirando você dos pensamentos giratórios obsessivos, estimula o pensamento positivo.
Tem ação equilibradora da produção hormonal, podendo ser usado positivamente na depressão pós parto e qualquer outra sintomatologia depressiva.
No difusor elétrico ou aromatizador: pingar 2 gotinhas e deixar o aroma se espalhar no ambiente.
Na roupa de cama: pingar 3 ou 4 gotinhas na sua roupa de cama antes de ir dormir para acalmar e ter sono tranqüilo, ou para apimentar a vida a dois.
Em cremes: acrescente 5 gotinhas do óleo essencial de jasmim em 60 gramas de creme de base neutra use como creme de massagem.
Em colar aromático: pingar 2 gotinhas de óleo essencial de jasmim em seu colar aromático (ou um chumaço de algodão, em um saquinho, dentro da sua bolsa), usar para acalmar a mente e atrair pensamentos positivos.
Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o uso medicinal do jasmim, leia aqui e mais este artigo, sobre seu uso no tratamento de problema hepáticos.
Bem, o conhecido chá de jasmim é feito com chá chinês (preto, verde, vermelho ou branco) puro, e flores secas do jasmim. É um chá aromático usado tradicionalmente na China, suave e agradável, que é ideal para os momentos de reencontro pois, com o aroma do jasmim, as boas conversas estarão garantidas e a ansiedade, apagada.
Mas, se preferir, faça o chá de jasmim somente com as flores frescas do seu jasmineiro pessoal – claro, confirme se aquilo que você chama de jasmim é mesmo um jasmim, certo? Com o chá puro de flores de jasmim você terá todos os benefícios do seu óleo essencial: aliviar o estresse, ansiedade, tensão e exaustão nervosa, favorece o sono tranquilo, é calmante. Em compressas, ajuda no tratamento de conjuntivite e problemas de pele. Usado para aliviar dores de cabeça e enxaqueca.