Você conhece o Chá de Rooibos? Suas propriedades são semelhantes aos do chá vermelho. Quando suas dolhas são colocadas em infusão, o líquido adquire uma coloração avermelhada e sabor doce e suave. É composto por óleos essenciais e flavanonas, com mínimo de calorias e sem cafeína. O Chá de Rooibos tem alto teor de minerais e propriedades digestivas e possui mais vitaminas e minerais em relação ao chá verde.
Observe a listagem de benefícios do Chá de Rooibos:
- Minerais: há grande quantidade de minerais benéficos: potássio, cálcio, manganês, cobre, magnésio, zinco e ferro.
- Anti-inflamatório: também há polifenóis, que é um agente anti-inflamatório responsável por prevenir várias doenças.
- Antioxidantes: este chá possui antioxidantes, como flavonoides, que diminuem os riscos de câncer e faz bem para a saúde cardiovascular, pois protegem as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunológico.
- Equilíbrio da glicose: seu consumo melhora a tolerância à glicose e estimula a produção de insulina no pâncreas.
- Ameniza as alergias: é como um curativo natural para alergias, devido ao seu conteúdo fenólico, indicado para asma e reações alérgicas.
Leia também: Conheça todos os benefícios e saiba como preparar o chá de Anis Estrelado
- Efeito diurético: evita a retenção de líquidos, melhora a má digestão e a sensação de inchaço.
- Ação desintoxicante: usado para perda de peso, tem efeito detox e propriedades antialérgicas.
- Tratamento para pele: possui ácido alfa hidrox e zinco que tratam naturalmente a pele, se aplicado diretamente, melhorando a acne, espinhas e até queimaduras.
- Equilibra problemas intestinais: devido a quantidade de quercetina e quercitrina, ajudam a amenizar diarreia, prisão de ventre, dores de estômago, gastrite, náuseas e vômitos.
- Trata a insônia: por não ter cafeína, mas conter minerais como o magnésio, alivia a irritabilidade e a insônia.
Para preparar o Chá de Rooibos use a proporção de 10g de erva para cada litro de águ ou uma xícara de chá com use 3g da erva. Leve a água ao fogo em uma panela e assim que levantar fervura, acrescente a erva. Apague o fogo e deixe a mistura abafada. Espere descansar por dez minutos, deixando que a água absorva seus sabores e propriedades.
Pode-se consumir gelada ou quente, pelo menos uma xícara ao dia.