Apesar de ser uma das infecções mais frequentes, o Helicobacter pylori não apresenta sintomas específicos no início, sendo difícil de diagnosticar.
O estômago humano pode abrigar algumas bactérias que deterioram a saúde e, em alguns casos, são fatais. O Helicobacter pylori (H. pylori) é um deles. Embora em alguns casos permaneça no corpo sem manifestar sintomas, pode causar doenças estomacais com dores intensas e resistentes a alguns antibióticos.
Você tem dores de estômago constantes, vômitos ou diarréia? A principal razão para o seu desconforto pode ser a presença da bactéria Helicobacter pylori em seu corpo. Esta bactéria se aloja na mucosa do estômago, danifica o estômago e o tecido duodenal e causa inflamação .
Estudos científicos afirmam que 50% da população mundial sofre de doenças estomacais devido ao H. pylori , o que torna a infecção mais comum em humanos.
Como o Helicobacter Pylori é transmitido ?
Embora a origem do Helicobacter pylori ainda não esteja determinada. As possíveis rotas de transmissão de uma pessoa infectada para outra são saliva, matéria fecal e instrumentos médicos infectados com ela. As pessoas infectadas podem ter a bactéria na placa dentária, por isso é transmitida através da saliva ao fazer contato com pessoas saudáveis.
Também é encontrado na matéria fecal e, se não tiver disposição adequada, pode contaminar alimentos e água para consumo humano. É por isso que é sempre recomendável lavar bem os alimentos e filtrar a água.
Instrumentos médicos, como tubos nasogástricos infectados, também são um transporte para as bactérias .
1. Infusão de gengibre
O gengibre é excelente recomendado para o tratamento de doenças do estômago, tais como instalações gastrite. A infusão de gengibre tem propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, bactericidas e, além disso, é um bom antiácido.
Ingredientes
- 2 xícaras de água (500 ml)
- 2 colheres de sopa de gengibre, cortadas em pequenos pedaços (30 g)
Preparação
- Ferva meio litro de água e junte os pedaços de gengibre.
- Deixe no fogo por alguns minutos, depois desligue e deixe a infusão descansar.
- Você pode tomá-lo 3 vezes ao dia.
2. Infusão de alecrim
O alecrim é uma planta aromática que tem propriedades medicinais . As infusões de alecrim são muito boas para tratar problemas digestivos, pois melhora a digestão, reduz a constipação e elimina gases.
Ingredientes
- 2 xícaras de água (500 ml)
- 2 colheres de sopa de folhas de alecrim (30 g)
Preparação
- Ferva a água em uma panela e, quando atingir o ponto de ebulição, adicione as folhas de alecrim.
- Deixe o fogo por 4 minutos, retire as folhas e tome a infusão.