Causas
Embora existam diferentes causas possíveis deste problema, a mais marcante é a gastrite causada por infecções da bactéria Helicobacter pylori . Existem também outros fatores que podem desencadear, como:
- Doenças parasitárias
- Uso prolongado de medicamentos analgésicos
- Lesões no sistema digestivo
- Doença de Crohn
- Doenças auto-imunes e outras desordens do sistema imunológico
- Infecções virais (como o citomegalovírus ou o vírus herpes simplex)
- Hábitos tóxicos (como álcool ou fumo)
- Cirurgias gástricas muito invasivas
- Alto nível de estresse
- Refluxo biliar
Deve-se levar em conta que ter essa condição e o mais recomendado é ingerir uma dieta rica em diferentes alimentos como:
- Vegetal
- Legumes
- Frutas
- Cereais
- Fibra
Deve ser evitado totalmente consumir:
- Alimentos com alto teor de gorduras saturadas
- Bebidas ou alimentos ácidos
- Comendo alimentos picantes
- Produtos lácteos
- Café
- Alimentos com alto teor de açúcar
Não evitar os alimentos desta última lista é possível que a situação piore e a irritação seja ainda maior. Assim, eles serão contraproducentes se o que se deseja é que a condição desapareça. Também devemos prestar muita atenção e tratá-la prontamente, pois ela pode se tornar crônica.
Sintomas
A maioria dos casos de gastrite ocorre de forma não convencional, uma vez que não apresentam sintomas muito notáveis. Com grande facilidade, podemos confundi-lo com algum distúrbio digestivo ou com uma dor de estômago normal.
No entanto, nos casos mais graves em que a condição atinge um nível mais alto, é mais provável que notemos o seguinte:
- Dor abdominal: Normalmente, a dor é acompanhada por uma sensação de intenso inchaço . O mais comum é que percebemos isso depois de termos ingerido alguma coisa.
- Sensação de queimadura: isso é o que é conhecido como azia. É devido à inflamação da mucosa e é acentuada após a ingestão de certos alimentos , como os mencionados acima.
- Perda de apetite: Devido à queima incômoda que ocorre após a ingestão de alimentos, as pessoas que se parecem com essa condição tendem a perder o apetite.
- Náuseas e vômitos: O estômago não é capaz de realizar os processos de digestão corretamente e tenta expulsar tudo o que está dentro dele. Nos casos mais graves, o vômito pode conter sangue devido a danos na parede gástrica .
Remédio de pera e banana para combater a gastrite
A pera é uma fruta que proporciona muitos benefícios para melhorar esta condição, pois contém vitaminas do grupo B (B1, B2 e B3), A e C, além de fibras, sendo esta uma das mais recomendadas. É responsável pela regulação do sistema nervoso e do sistema digestivo .
A banana ou banana é uma das frutas que contém mais fibras, é pobre em gordura e contém muitas proteínas. Assim, é uma fonte de energia e ajuda a acelerar a digestão por ter um efeito laxante suave, além de ajudar a reduzir a irritação .
- Para gastrite o mais recomendado é consumi-lo em seu estado de maturação, pois senão seu efeito será totalmente contrário.
Ingredientes
- 1 pêra ou 10 colheres de sopa de sua polpa (150 g)
- 1 banana ou banana
- 1 copo de água (200 ml)
Preparação
- Primeiro, lavamos e descascamos muito bem a pêra e a banana.
- Pique muito bem e retire as sementes da pêra.
- Nós os levamos ao liquidificador, adicionamos o copo de água e processamos.
- Se preferir uma bebida menos espessa, pode adicionar outro copo de água .
- Nós removemos e bebemos sem esforço, já que a maior parte da fibra vem da polpa.
Não fique sem tentar este remédio natural tão fácil de preparar. Ele irá fornecer um grande alívio para combater esta condição chata e você pode continuar suas tarefas diárias sem qualquer problema.