Uma boa higiene dental é a chave para combater a gengivite. No entanto, se tiver algum sintoma, pode proteger as suas gengivas com alguns ingredientes naturais, como sal marinho ou óleo de coco.
1. Água salgada
O sal tem propriedades antibacterianas. Na verdade, ele tem sido usado desde os tempos antigos para limpar feridas e até enxaguar a boca. O sal modifica o pH na boca e, portanto, não permite a reprodução de bactérias . Além disso, a água salgada não irrita as membranas mucosas, por isso é geralmente uma solução caseira para combater a gengivite muito comum e eficaz em pacientes que sofrem desta doença.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de sal marinho (15 g)
- ½ xícara de água morna (125 ml)
Preparação e aplicação
- Adicione o sal marinho em meio copo de água e mexa até a mistura ficar homogênea.
- Depois de pronto, bata na boca por dois minutos e cuspa . Faça o mesmo procedimento até terminar a solução e repita duas ou três vezes por dia.
2. bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é uma substância potente que ajuda a neutralizar os ácidos encontrados na boca . Na verdade, é uma das soluções caseiras mais simples para combater a gengivite. Você pode comprar uma pasta de bicarbonato de sódio e substituí-la pelo creme dental que você usa regularmente. Além disso, você pode preparar a mistura que compartilhamos a seguir.
Ingredientes
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (4 g)
- 3 gotas de azeite
Preparação e aplicação
- Em uma tigela misture o bicarbonato de sódio com o azeite para criar uma pasta homogênea.
- Quando a massa estiver pronta, aplique-a em uma escova de dentes e massageie suavemente as gengivas. Em seguida, deixe a mistura agir por dois minutos e enxágüe com água morna .
Nota: O bicarbonato de sódio pode ser muito agressivo com os dentes. Por este motivo, recomenda-se a utilização juntamente com azeite e de tempos em tempos. Você pode usá-lo duas ou três vezes por semana.
3. Óleo de coco
Além de promover a saúde, o óleo de coco tem incríveis propriedades antibióticas, antivirais e antibacterianas. Ao mesmo tempo que nutre e cuida das células do corpo, impede que os microrganismos nocivos se espalhem e sobrevivam . Por esse motivo, o óleo de coco é uma das soluções caseiras perfeitas para combater a gengivite.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de óleo de coco orgânico (30 g)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (4 g)
Preparação e aplicação
- Em uma tigela misture o óleo de coco com o bicarbonato para criar uma pasta grossa.
- Coloque a pasta de coco e bicarbonato de sódio em sua escova de dentes e massageie suavemente suas gengivas. Isso servirá para aplicar o remédio nas áreas afetadas.
- Depois de escovar por pelo menos 5 minutos, descarte o lixo e coloque-o em um pedaço de papel. Enxaguar com água morna. Não jogue o resto para o dreno enquanto o óleo se solidifica e pode entupir as instalações.
4. Própolis
De acordo com algumas pesquisas, a própolis é uma substância com excelente anti – inflamatório, anti-bacteriana e propriedades curativas . De fato, devido à sua eficácia, seu uso é recomendado em casos de gengivite, aftas, periodontite e até abscessos orais.
Ingredientes
- ½ copo de água (100 ml)
- ½ colher de chá de própolis (2,5 ml)
Preparação e aplicação
- Misture a própolis com o copo de água e faça bochechos com o líquido por alguns minutos.
Nota: Você pode aplicar diretamente a própolis com um conta-gotas na dentadura e permitir o máximo de tempo possível. Depois disso, você pode enxaguar a boca com água morna.
Outras medidas
- Escove os dentes corretamente , pelo menos duas vezes por dia.
- Use adequadamente o fio dental pelo menos uma vez por dia.
- Deixar de fumar.
- Use enxaguatórios bucais antibacterianos.
- Agende uma limpeza dental com o especialista.
- Substituir aparelhos odontológicos e ortodônticos.