Para combater a incontinência urinária, devemos optar por uma abordagem multidisciplinar e atacá-la de várias frentes. Assim, vamos combinar as infusões com exercícios físicos que nos ajudam a fortalecer a área pélvica.
A incontinência urinária é um incômodo muito desconfortável. Consiste na perda do controle da bexiga , o que causa a incapacidade de reter a urina.
Além disso, a incontinência urinária tem consequências psicológicas , pois é difícil saber que não se controla ao urinar.
Para reforçar a auto-estima do paciente, é importante deixar claro em todos os momentos se eles estão lidando com um tipo de incontinência crônica ou se é transitório, reversível.
Independentemente deste fator, você pode tentar aliviar através de soluções naturais muito úteis, como as que explicamos abaixo.
Infusão de erva-doce
O funcho é uma planta com propriedades diuréticas .
Embora possa parecer contraditório que este ingrediente ajude a conter a urina, o fato é que o que faz isto é muito mais simples esvaziar sua bexiga completamente cada vez que você vai ao banheiro.
Então, não há restos que podem ser evitados , fazendo esforços através de perdas irritantes e levará mais tempo para encher novamente.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de sementes de funcho (20 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
Preparação
- Aqueça a água e, quando ferver, adicione as sementes de erva-doce.
- Deixe a decocção ocorrer por 10 minutos e coe a infusão.
- Espere até que esfrie antes de consumi-lo. É aconselhável tomá-lo uma vez por dia.
Infusão de folhas de framboesa
A infusão de folhas de framboesa é preparada da mesma forma que a erva-doce e qualquer infusão convencional.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de folhas de framboesa (não sementes)
- 1 xícara de água
Preparação
- Coloque a água a ferver e adicione as folhas de framboesa.
- Espere 10 minutos antes de preparar o chá e beber.
- Tem que ser tomado uma vez por dia.
Esta bebida pode ajudá-lo a fortalecer os músculos da área , de modo que a frequência de perdas urinárias também pode ser reduzida. Além disso, eles são ricos em vitamina C, potássio e magnésio. O potássio fornece propriedades diuréticas, por isso é recomendado para a incontinência urinária por vários motivos.
Aliviar a incontinência urinária com banhos de alho
O alho também pode ser um grande aliado para pessoas que sofrem de incontinência urinária .
Ingredientes
- 1 cabeça de alho
- Um monte de flores de espinheiro
- 1 litro de água
Preparação
- Para combater a incontinência, devemos acrescentar uma cabeça de alho esmagado e um bom punhado de flores de espinheiro a um litro de água fervente.
- Quando tivermos a solução muito quente, vamos esticar o líquido e vamos colocá-lo na banheira, para tomar banhos com esta água uma vez por dia.
- Estes banhos devem ser acompanhados por infusões como erva-doce ou framboesa mencionadas acima.
Com folhas de bearberry
A folha de uva-ursina que você pode encontrar em qualquer fitoterapeuta também pode ser útil. Neste caso, o seu alto componente flavonoide confere-lhe propriedades diuréticas. É apropriado tomá-lo infundido.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de folhas de bearberry (10 g)
- 1 litro de água
Preparação
- Adicione uma colher de sopa de folhas de bearberry para cada litro de água para infusão.
- Tome um copo desta infusão a cada três horas. Você não deve exceder quatro ou cinco xícaras por dia.
Nota: Em caso de problemas renais ou inflamação, o uso deste remédio é totalmente contra – indicado e devemos escolher outro daqueles oferecidos.
Exercícios com água morna
Tente fortalecer seus músculos é outra chave para melhorar a incontinência urinária.
O que devo fazer?
- Para fazer isso, encha o bidê com água morna e sente-se. Comece a contrair todos os músculos da região genital por cinco segundos e repita o exercício.
- Descanse por dez segundos e contrate novamente.
- Repita o exercício na água por um total de 10 vezes. É possível que, pouco a pouco, seus músculos ganhem força e isso faça com que as perdas não sejam tão frequentes ou tão pronunciadas.
Práticas que podem ajudá-lo
Alguns exercícios, como deitar de costas com os joelhos dobrados e os pés levemente separados, permitem contrair o reto, a uretra e, no caso das mulheres, também a vagina.
Mantenha a área em tensão e conte lentamente até três.
Continue com este simples gesto, liberando lentamente a tensão exercida sobre os músculos e repita esse processo entre cinco e dez vezes.
É um exercício que deve ser acompanhado de uma respiração uniforme e confortável e que permita não apertar os músculos do estômago, das coxas ou das nádegas. Verifique o abdômen com a mão para ver se a área do estômago está relaxada e se você não está se esforçando na área errada.