A tensão arterial elevada ou hipertensão pode ser controlada com as propriedades de diversas plantas e ervas. Para que estas receitas naturais funcionem, também é preciso ter uma boa alimentação e rotina frequente de exercícios.
A hipertensão aparece quando a pressão arterial se eleva acima dos níveis considerados normais. A ciência tem avançado para determinar alguns fatores desencadeantes, mas a literatura médica costuma dizer que não há causas conhecidas. Para combater a hipertensão, é essencial é mudar o estilo de vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão afeta bilhões de pessoas no planeta. É uma doença mortal, não contagiosa, que provoca a morte de 9 milhões de pessoas anualmente, além de deixar muitas outras incapacitadas.
Quando a pressão arterial elevada não é controlada, podem ocorrer infartos do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e doenças renais.
No entanto, o controle da pressão arterial com medicamentos não é suficiente. É preciso tomar outras medidas relacionadas com a alimentação e o exercício.
Quando é preciso combater a hipertensão
Os níveis altos de insulina, leptina e ácido úrico estão associados ao surgimento da hipertensão. Estes elementos aumentam quando se tem uma dieta rica em açúcares e alimentos processados.
Se, além disso, há excesso de peso, aterosclerose (rigidez arterial) e estresse, a hipertensão começa a afetar silenciosamente a saúde do indivíduo.
Todo tratamento para combater a hipertensão arterial exige que se adote uma alimentação rica em alimentos frescos, equilibrar o consumo de sal e potássio, elevar o consumo de magnésio e gorduras saudáveis. Também é necessário fazer exercícios e levar uma vida mais tranquila.
Considera-se como pré-hipertensão quando a pessoa apresenta uma pressão arterial sistólica entre 120 e 139, e a pressão diastólica encontra-se entre 80 a 89.
Este estado pré-hipertenso não deve ser tratado com medicamentos, mas com as mudanças necessárias na alimentação e nas rotinas diárias.
Quando a pressão está entre 140/90 e 159/99, é chamada de hipertensão primária. Corresponde a 90 ou 95 % dos casos e está associada a vários fatores.
Por isso, além dos medicamentos recomendados pelo médico, também é preciso adotar uma dieta e estilo de vida mais equilibrado.
Ervas e plantas para combater a hipertensão
No entanto, também é possível ajudar o organismo a controlar a pressão arterial elevada com os poderosos benefícios das ervas medicinais.
Se você já é hipertenso ou pré-hipertenso, pode combater a pressão alta com as infusões ou chás que indicamos abaixo.
1. Infusão de folhas de oliveira
A oliveira não só é a fonte do azeite de oliva, uma das gorduras mais saudáveis que podemos consumir para evitar a aterosclerose.
As folhas de oliveira são também benéficas para combater a hipertensão.Vamos dizer como preparar o seu chá de folha de oliveira.
Ingredientes
- 1 colher de chá de folhas secas de oliveira (5 g)
- 2 copos de água (500 ml)
Preparação
- Ferva a água e adicione as folhas de oliveira.
- Retire a água do fogo e deixe repousar por cerca de dez minutos. A água ficará com uma cor âmbar quando o chá estiver pronto.
- Coe a bebida e consuma pela manhã, em jejum, e à noite, antes de deitar.
- Também é possível encontrar extratos líquidos de folhas frescas de oliveira já processados.
2. Chá de camomila e cavalinha
Um chá que combina as propriedades da camomila e da cavalinha é excelente para combater a hipertensão. A camomila é amplamente reconhecida por suas propriedades relaxantes. Já a cavalinha é considerada diurética, o que ajuda a controlar a pressão arterial.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de flores secas de camomila (15 g)
- 1 colher de sopa de folhas de cavalinha (15 g)
- 2 copos de água (500 ml)
Preparação
- Aqueça a água e, depois que ferver, adicione as ervas.
- Aguarde 3 minutos, coe e consuma.
- Além de saudável, este chá é delicioso e excelente para começar o dia ou para terminar a jornada após um dia extenuante.
3. Alecrim e alho
O alecrim tem grandes propriedades hipotensivas e diuréticas. Também é rico em flavonoides, o que ajuda a melhorar a circulação do sangue e prevenir a rigidez arterial.
Combinado com o alho, o hipotensivo por excelência da natureza, aumentam seus benefícios para combater a hipertensão.
Ingredientes
- 4 copos de água (1 litro)
- 1 colher de sopa de folhas de alecrim, secas (15 g)
- 5 dentes de alho
Preparação
- Leve a água ao fogo até ferver. Adicione as folhas de alecrim e os dentes de alho e deixe ferver por 5 minutos.
- Retire do fogo e deixe repousar por 15 minutos antes de coar.
- Consuma ao longo do dia.
- Utilize também o alho e o alecrim ao preparar suas refeições.
4. Romã
Tecnicamente, a romã é uma fruta. O suco de romã é rica em antioxidantes e potássio, o que é excelente para combater a hipertensão arterial, a aterosclerose e o colesterol “ruim” (LDL). Para aproveitar seus benefícios, podemos preparar um suco.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de sementes de romã (15 g)
- 1 copo de água (250 ml)
Preparação
- Bata as sementes de romã com um copo de água e consuma. Não há necessidade de coar.
- Outra opção é extrair o suco com um espremedor de laranjas.