Existem 330 espécies de beija-flores e 80 delas, vivem no Brasil. Eles são aves pertencentes a família Trochilidae são típicos do continente americano, em maiores concentrações nas regiões próximas ao Equador.
Essas aves podem ser vistas do Alaska a Patagônia e sua maior espécie é o beija-flor gigante, com peso aproximado de 25 gramas. O menor beija-flor do mundo é o da espécie ‘abelha’, que pesa somente duas gramas.
O beija-flor possui uma língua bem fininha que serve para retirar o néctar presente no fundo das flores. Além de fina, é um órgão muito veloz, com capacidade de carregar néctar 13 vezes a por cada segundo. Exatamente por se alimentar do néctar, oessas aves são consideradas agentes polinizadores. Ele se alimenta de néctar, mas existem algumas espécies que se alimentam de insetos ou pequenos animais.
Os órgãos dos beija-flores são extremamente rápidos, o coração, por exemplo, bate cerca de 500 vezes por minuto e, durnte o voo, esse número sobre para a 1.200. O coração do beija flor ocupa 15% do volume do seu corpo. E por falar no voo dessa ave, é interessante lembrar que ele bate as asas 90 vezes por segundo, o que é quatro vezes mais veloz que uma libélula.
Leia também: Curiosidades sobre o Quero-quero
É a única ave capaz de voar para trás e de ponta cabeça podem atingir 150 quilômetros por hora durante seu voo.
Talvez você não saba, mas o beija-flor não bate a asa de cima para baixo quando fica suspenso no ar. Para isso, ele bate as asas da frente para trás e só fica parado quando vai se alimentar.
O registro fóssil mais antigo de um beija-flor foi encontrado na Alemanha com idade aproximada de 30 milhões de anos, exatamente em um país onde não existe essta ave. Curioso, não?
Agora, para identificar os sexos os beija-flores, saiba que os machos são mais coloridos do que as fêmeas. Isso se deve à necessidade que a espécie macho tem de chamar a atenção das fêmeas, usando de artifício uma plumagem chamativa.