Saiba tudo sobre as características e as curiosidades da coruja-buraqueira

Anúncio
Anúncio

Pequena, tímida e perspicaz são os principais atributos da coruja-buraqueira. A ave possui esta denominação devido ao hábito de viver em “buracos” cavados no solo. Este esconderijo também é útil para a coruja devorar a sua presa. Sua alimentação baseia-se em pequenos roedores, anfíbios, répteis, pássaros de pequenos portes, além de e insetos, que por sua vez, contribuem para na atividade dos agricultores, eliminando pragas.

Costumam caçar ativamente nos períodos vespertinos e noturnos, e, ao longo do dia, repousa em seu ninho ou toma sol nos galhos de árvores.

Mesmo sabendo cavar seu próprio esconderijo, a coruja-buraqueira costuma se acomodar em espaços abandonados por tatus e outros animais, normalmente em regiões litorâneas, cerrados e campos, por todo o país, pois é adepta aos ambientes sossegados.

Dona de uma face arredondada, sobrancelhas brancas e olhos amarelos, a coruja-buraqueira tem a visão 100 vezes mais aguçada do que um ser humano, além de uma audição extremamente sensível. Com extrema elegância, a ave possui um voo silencioso e suave.

Leia também: Conheça melhor a vida dos beija-flores e surpreenda-se com coisas que você nem imaginava

Com pernas longas, a fêmea possui uma coloração mais escura que o macho. Contudo, os machos são relativamente maiores que as fêmeas.

Entre março e abril, inicia-se o processo de reprodução da coruja-buraqueira. Em média, são colocados de 6 a 11 ovos pela fêmea, com incubação de 28 a 30 dias. O casal de buraqueiras reveza sua dedicação aos futuros filhotes. Durante o período que a fêmea reproduz, o macho fica responsável pela proteção, cuidado e alimentação aos herdeiros.

Com 14 dias de vida, os filhotes já são vistos empoleirados ao redor dos buracos, aguardando a comida trazida pelo macho. Com 44 dias de vida, já são capazes de sair do ninho e iniciar a caçada por insetos, com aproximadamente 50 dias.

O habitat das buraqueiras vai desde o Canadá até a Tierra del Fuego no extremo sul da América do Sul. A ave pesa aproximadamente 170 gramas e medem de 21,6 a 27,9 cm de altura. Sua envergadura é de 50,8 a 61,0cm. Pertence a família Strigidae e seu nome científico é Speotyto cunicularia, conhecida também como Athene cunicularia.

Anúncio
Compartilhe: