O Marroio, conhecido também por hortelã-do-maranhão, hortelã-da-folha-grossa e marroio branco, tem por nome científico Marrubium vulgare. De origem europeia, a planta cresce no Norte da África, Ásia e América. É uma planta que tende a crescer em territórios secos com exposição solar. Ela possui Lactona dipertênica, ácidos fenólicos e flavonóides e taninos.
Entre tantas propriedades benéficas ao organismo, destacam-se:
- Ação diurética: a planta pode ser uma grande aliada no emagrecimento e no bom funcionamento dos rins, evitando inchaços.
- Ação colerética: aumenta a secreção biliar.
- Ação expectorante: tem a capacidade de ameniar a crise de tosse.
- Ação antipirética: atua na amenização da febre.
- Ação digestiva: tem efeito laxante e calmante estomacal, além de reduzir os gases.
Leia também: Chá de sucupira: alivia dores na coluna, previne inflamações e combate parasitas intestinais
A planta é indicada em tratamentos relacionados ao fígado, problemas respiratórios, como bronquite e tosse e também em distúrbios alimentares como anorexia, bulimia e falta excessiva de apetite.
Apesar dos inúmeros benefícios, o marroio deve ser utilizado com cuidado e dispensado para gestantes, lactantes, crianças e pacientes de cálculo biliar e úlcera.
Pacientes que optarem por tomar o chá de marroio, o aconselhável é ingerir apenas uma xícara de chá por dia,. Seu excesso pode acarretar arritmia e problemas cardíacos.
É possível comprar o marroio na internet em gramas do chá de marroio ou sementes para cultivo. Também é comum encontrar o produto em mercado e feiras. A colheita de suas flores e folhas acontece de junho a setembro.