Ter um jardim em casa é gratificante. Mas se você tem um cãozinho, deve ter muita atenção. Existem algumas plantas tóxicas aos cachorros. Sabemos que os cães adoram o contato com o mato e diversos tipos de plantas, portanto, é importante que você saiba quais podem oferecer riscos a eles.
Confira uma lista de 13 plantas e os efeitos negativos que causam se ficarem em contato ou serem ingeridas por seu cachorro:
Azaleia: devido a graianotoxina presente na planta, o cão que ingerir irá babar em excesso, apresentar batimentos cardíacos anormais, ficar sem coordenação motora, além de apresentar vômito e diarreia.
Alho: se ingerido, pode causar vômitos, urina sanguinolenta, batimentos cardíacos alterados e ofegância. Isso ocorre porque o nível de hemácias no sangue do cãozinho fica reduzido.
Babosa: é uma das plantas tóxicas aos cachorros. Provoca vômito, diarreia, tremores e alteração na urina canina.
Bem-me-quer: o nome parece inofensivo, mas a verdade é que essa flor provoca vômitos, diarreia, dermatite e desregulação do aparelho urinário canino.
Bico-de-papagaio: causa vômitos e irritação nos cães.
Leia também: Conheça a raça de cachorros mais linda do mundo!
Comigo-ninguém-pode: causa vômito, queimação e irritação na boca, além de muita dificuldade para engolir.
Hortelã: acarreto graves problemas no fígado de seu cachorro, se ingerido.
Visco: provoca irritação no estômago, colapso cardiovascular e redução na pressão sanguínea do cachorro.
Hortênsia: devido a uma substância chamada glicosídeo cianogênico presente na hortência, pode causar diarreia e vômito nos cães.
Margarida: devido as substâncias: sesquiterpenos, lactonas e piretrinas, causar salivação excessiva, dermatite e vômito nos caninos.
Orégano: também é uma das plantas tóxicas aos cachorros. Causa vômito, diarreia e irritações nos cães.
Tomateiro: causa irritação gastrointestinal, fraqueza, diarreia, salivação em excesso, alteração no comportamento de seu cachorro e lentidão dos seus batimentos cardíacos.
Tulipa: a tulipa pode ser fatal a um cão. Se notar que ele ingeriu, deve-se ter socorro prontamente. Os primeiros sintomas são: vômito, salivação e diarreia.