Cultivada como espécie arbustiva e seu comprimento chega de 10 a 20 metros de altura considerada uma arvore de porte médio. Também é conhecida por seus nomes populares Clúsia rosa e matapalo, uma arvore nativa do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, pode ter o porte de arbusto ou arvoreta, muito encontrada também no Panamá, Costa Rica, Nicarágua e regiões adjacentes, pertence a família Clusiaceae, Suas folhas são rígidas, brilhantes suculentas com textura encerada muito parecida com uma colher chata com ponta arredondada também lembra o formato de uma gota. Seus frutos são ovais e tóxicos suas sementes são brancas e comestível os pássaros adoram. Em seu habitat de origem suas sementes germinam sobre outras árvores.
Durante a noite ela é capaz de absorver gás carbônico, o que ajuda muito na fotossíntese fazendo com que ela seja mais eficiente e tendo uma grande proteção contra a desidratação.
A melhor maneira para cultiva-las são um lugares ensolarados mas com pelo menos meia sombra, suas sementes podem ser semeadas em qualquer época do ano, mas as melhores épocas para florir são primavera e verão.
Seu cultivo deve ser em solo fértil e leve, sob sol pleno ou meia-sombra, suas podas devem ser regulares para manter seu porte de planta arbustivo.