É importante lembrar, antes de iniciarmos o artigo, que os cistos mamários exigem cuidados médicos e que os tratamentos naturais indicados servem apenas como complemento e amenização de sintomas, sem remover por completo ou promover a cura do problema. Geralmente, os tratamentos caseiros são compostos por compressas que drenam o conteúdo do cisto ou amenizam o inchaço.
Existem cistos que só podem ser removidos por meio de uma cirurgia, por este motivo é que sempre deve-se procurar orientação médica, antes de iniciar qualquer tratamento natural, principalmente se forem casos de cistos recorrentes ou que elimine secreções. É necessário investigação médica para diagnosticar a origem e buscar o tratamento correto.
Confira três dicas de tratamentos naturais que ajudam a aliviar os sintomas causados pelos cistos mamários:
Leia também: Confira nove receitas naturais para o tratamento da Anasarca
Compressa quente: esse tratamento faz com que as bactérias morram e a inflamação seja reduzida, além do caloramolecer a secreção das glândulas. Para realizá-la, só precisa aquecer a água até que fique em uma temperatura entre morna e quente, molhar uma toalha com ela e aplicar no local afetado várias vezes ao dia, até que esfrie.
Óleo de alho: é usado em um tratamento para remover os cistos mamários sebáceos. A receita é composta por 100 ml de óleo de girassol ou de canola e 14 dentes de alho com casca. Cozinhe todos os ingredientes em uma panela de cerâmica em fogo baixo até que amoleçam – é importante que não cheguem a fritar. Depois, desligue o fogo e aguarde até que esfriem. Então, coe o líquido e aplique todos os dias uma quantidade na área que contém o cisto, massageando levemente por alguns minutos.
Eliminação da cafeína: e a cafeína em excesso contribui para o aparecimento de cistos mamários. Cortando o café, chá, refrigerante e chocolate da alimentação pode fazer com que o cisto desapareça ou diminua. Esse procedimento também previne o aparecimento deste problema.