Podendo ser utilizada em diversas formas, a castanha da índia é muito eficaz no tratamento de insuficiência venosa e varizes, e hemorroidas. Também são utilizadas em casos de varizes, inflamações na pele, cólicas menstruais, má circulação, flebites, dermatite, cólicas menstruais, dores nas pernas e eczema,. Suas receitas permitem o uso através do pó, chá, cremes, sabonetes ou cápsulas.
A castanha da índia tem ação redutora da permeabilidade, vasoconstritora, anti-hemorroidal, estimulante, vasoprotetora, capilar, adstringente, anti-inflamatória, hemostática e tônica.
Uma das formas mais utilizadas da castanha é como chá. Seu efeito contribui em aliviar hemorroidas, distúrbios na pele e inflamações.
Para fazer o chá de castanha da índia, é preciso adicionar 30 gramas de suas folhas e um litro de água em uma panela e deixar ferver e repousar por 20 minutos.
Para problemas com hemorroidas é importante consumir até três xícaras por dia e para problemas com a pele ou artrite, o chá pode ser usado em compressas que devem ser aplicadas na área afetada por 15 minutos, sem a necessidade de pressionar contra a pele.
O chá não deve ser consumido durante a gravidez, amamentação, ou pacientes que façam uso de remédios anticoagulantes.