Os benefícios das romãs para a saúde são inúmeras e o que as tornam especiais é que além de serem saudáveis, são deliciosas. Suas propriedades anti-oxidantes, anti-virais e antitumorais são consideradas excelente fonte de vitaminas, especialmente vitamina A , C e E , bem como ácido fólico . Esta fruta incrível contém três vezes mais antioxidantes do que o vinho ou chá verde. As romãs são eficazes na manutenção da circulação sanguínea, razão pela qual os médicos sugerem come-las para recuperar as forças após estar debilitado por uma longa doença. Também se observa curas relacionadas a problemas com o coração, distúrbios do estômago, câncer, doenças dentárias, osteoartrite, anemia e diabetes. Romãs têm sido tradicionalmente utilizados para limpar a pele e reduzir a inflamação. O suco de romã também pode ser útil para o tratamento de dor de garganta. De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, uma vez que as romãs são ricas em antioxidantes, eles podem prevenir a oxidação do colesterol LDL, também conhecido como colesterol “ruim”.
Os benefícios surpreendentes para a saúde das romãs podem ser apreciados por consumi-los de várias maneiras. Você pode tomar na forma de suco, comer suas sementes, ou ainda como: xarope, pasta, néctar ou de forma concentrada. Os xaropes de romã são úteis para o tratamento de danos à cartilagem e protege os bebês de danos cerebrais incorridos durante o seu nascimento. Estas são apenas algumas das razões do porque as romãs têm sido usado pelos seus benefícios medicinais desde os tempos antigos, vejamos de forma detalhada:
Os benefícios das Romãs para a saúde
Distúrbios do estômago
Romã, casca e folhas são usadas para acalmar distúrbios do estômago, ou a diarréia causada por qualquer tipo de problemas digestivos. Beber chá feito a partir das folhas desta fruta também ajuda na cura de seus problemas digestivos. Suco de romã também é usado para tratar problemas como disenteria e cólera.
Problemas cardíacos
Ingestão regular de suco de romã pode manter bom fluxo do sangue no corpo. Devido a esta propriedade, que posteriormente diminui o risco de ataques cardíacos e derrames. Os componentes antioxidantes que estão contidos nesta fruta ajudam a manter o mau colesterol de ganhar qualquer presença significativa e, assim, mantém as artérias livre de quaisquer coágulos. Os coágulos são claros porque as romãs têm a capacidade de tornar o sangue mais fino.
Câncer
Romãs contêm altos níveis de antioxidantes chamados flavonóides. Estes flavonóides são conhecidos por serem eficazes para neutralizar vários radicais cancerígenos. Pessoas que enfrentam alto risco de câncer de próstata e de mama devem começar a beber o suco desta fruta, uma vez que irá ajudá-los a reduzir o risco de desenvolver câncer. O consumo regular de romãs pode reduzir os níveis de PSA no corpo e ajudar na luta contra as células cancerosas existentes no corpo.
Cuidado dental
Um dos melhores benefícios das romãs é que seu suco, juntamente com suas propriedades antibacterianas e antivirais, ajuda a reduzir os efeitos da placa dental e protege contra várias doenças orais.
Osteoartrite
Romãs ajudam a reduzir doenças de muitas formas, incluindo aterosclerose e osteoartrite. Os danos que são causados devido ao espessamento e endurecimento das paredes arteriais e na cartilagem e articulações podem ser curados por comer esta fruta. Além disso, as romãs são capazes de impedir a criação de enzimas que são responsáveis por quebrar os tecidos conectivos dentro do corpo.
Anemia
O fluxo sanguíneo saudável pode ser mantido no corpo por consumir esta fruta em qualquer forma. Romã fornece ferro para o sangue, ajudando assim a reduzir os sintomas de anemia, incluindo exaustão, tontura, fraqueza e perda de audição.
Diabetes
Para pacientes diabéticos, beber suco de romã pode reduzir o risco de várias doenças coronárias. Junto com isso, há uma redução no endurecimento das artérias, que podem inibir o desenvolvimento de várias doenças cardíacas.
Outros benefícios
Ao longo do tempo, mais e mais pessoas começaram a perceber a importância de comer romãs. Há outros benefícios de comer esta fruta também, como a redução da possibilidade de ter bebês prematuros e de evitar o baixo peso do nascimento para recém-nascidos. Romãs também pode reduzir a possibilidade de desenvolver a doença de Alzheimer entre as gerações mais velhas. Ele ajuda a controlar os problemas de envelhecimento, como rugas, bem, proporcionando assim as pessoas com pele jovem e brilhante. Além disso, ele pode ajudar as mulheres a superar os sintomas de depressão durante o seu período, especialmente a depressão pós-menopausa.
Disfunção Eréctil: Pesquisa publicada no Journal of Urology afirma que o suco de romã também pode ser muito útil na cura de disfunções eréteis com base em estudos com animais. Pesquisadores da Universidade da Califórnia e Beverly Hills também descobriram que o suco de romã melhorou as disfunções eréteis quando realizaram testes em 61 homens. O estudo foi no entanto patrocinado por um fabricante de suco de romã.