Garrafa ecológica que filtra água na hora, chega ao Brasil

Anúncio

Sucesso de vendas em todo o mundo, a garrafa ecológica soluciona um problema de saúde pública e também de ecologia

Anúncio

Agrotóxicos, metais pesados e até hormônios podem estar na água da torneira da sua casa. Um estudo recente feito pela Universidade Federal de Pelotas/RS sobre a contaminação da água encanada revelou uma realidade chocante: todas as cinco regiões do país apresentam níveis de contaminação alarmantes.

Os pesquisadores encontraram níveis muito acima dos permitidos de substâncias altamente tóxicas como mercúrio, chumbo, cádmio, arsênico, bário, cobre, cromo e zinco. Assim, muitas famílias podem estar bebendo água que é imprópria para o consumo humano e que pode causar infecções e doenças mais graves.

Para aqueles que possuem poço artesiano, a notícia também é ruim: na maioria das vezes, a contaminação acontece no lençol freático, e mesmo com análises constantes da qualidade da água, ainda há um risco alto de contaminação. Para muitos brasileiros, consumir apenas água mineral é economicamente inviável, tornando-se muito caro e pouco prático.

Qual a solução?

Frente a esse problema, uma nova solução tem se tornado popular: uma garrafinha reutilizável com filtro embutido. A ideia é simples: basta encher a garrafa com água da torneira, e à medida que a água passa pelo filtro, ele remove o cloro, metais pesados e outras impurezas presentes na água. O filtro é feito de carvão ativado granulado, que “agarra” as impurezas antes delas entrarem em seu organismo. Para garantir a boa qualidade da água, basta trocar o filtro a cada 300 garrafinhas que você encher – mais ou menos 3 meses, caso use ela todos os dias.

Com a preocupação com o meio-ambiente, cidades como São Francisco nos EUA já baniram a venda de água mineral em garrafas plásticas. Esse é outro ponto em que a garrafinha se destaca: por ser reutilizável, trocando o filtro você pode continuar usando sempre a mesma garrafa, sem poluir o meio-ambiente. Além disso, já levando em conta a troca do filtro, usar a arrafa ecológica acaba custando 85% menos do que comprar água mineral no supermercado – é um pequeno investimento que se paga rapidamente.

A garrafinha ecológica também é feita de materiais reciclados e é livre de BPA, um composto plástico muito utilizado na fabricação de garrafas mas que é prejudicial à saúde (o BPA já foi banido na Europa e no Canadá). Ela utiliza um plástico resistente, tem um formato tipo “Squeeze” fácil de segurar e o tamanho certo para carregar na bolsa ou na mochila.

Anúncio
Compartilhe: