No artigo de hoje, falaremos sobre os benefícios das sementes e folhas da planta moringa. Esta planta pode ser encontrada na forma de pó, folhas secas e cápsulas. A árvore da moringa pode alcançar até 12 metros de altura.
É uma planta rica em nutrientes, que pomovem diversos benefícios para a saúde, indicada na redução do colesterol ruim, no controle da glicose, na melhora da pressão arterial e no fortalecimento da imunidade.
Além disso, é considerada um “superalimento”, pois fornece bastante energia ao organismo. Tanto suas folhas, sementes, vagens verdes e flores tem um alto valor nutricional e propriedades medicinais e é indicada também no combate à anemia e asma. Como alimento, combate a ação prejudicial de radicais livres e evita o envelhecimento precoce.
Também importante na área estética, a moringa pode acelerar o crescimento dos cabelos e promover a regeneração da pele.
Outra característica curiosa da moringa é sua capacidade de purificar a água. Quando moída e acrecentada à uma água barrenta, a semente da planta aglutina as impurezas, reservando-as no fundo do recipiente.
Leia também: Cactus cereus: uma espécie de planta que colabora radicalmente na perda de peso
Cada uma de uma forma, as partes da moringa podem ser consumidas. As folhas podem ser cozidas, as flores e raízes podem ser usadas em saladas.
Para plantar uma árvore da moringa, é preciso escolher entre duas espécies de sementes: a oleífera de cor marrom e a stenopetala, de cor branca. Seu crescimento é muito rápido e por atingir cerca de seis metros logo no primeiro ano, é necessário que tenha um espaço adequado para seu cultivo.
Também é preciso muita luz solar e água, dendo plantada em solo arenoso. É preciso cavar um buraco no solo de mais ou menos três centímetros e introduzir as sementes, cobrindo-as em seguida. A partir disso, é preciso ser regada todos os dias até que nasça o primeiro broto.
Então, deve ser regaa apenas a cada dois dias. Assim que a moringa alcançar 45 cm de altura, pode-se regá-la uma vez por semana.