O manjericão sagrado, Ocimum sanctum, é um arbusto aromático da família Lamiaceae, que se acredita ter se originado na Índia. A erva é conhecida como Tulsi em hindi, Tulsai em sânscrito e Holy Basil em inglês.
Dentro da Ayurveda, um sistema de cura holística desenvolvido há mais de 3.000 anos na Índia, o tulsi é conhecido como “O Incomparável”, “Mãe Medicina da Natureza” e “A Rainha das Ervas”. É venerado como um “elixir da vida” tanto por suas propriedades medicinais quanto espirituais.
Enquanto o manjericão é encontrado em todos os continentes, o manjericão sagrado é nativo do subcontinente indiano. É um arbusto que cresce cerca de 45 cm de altura, com flores que variam do verde claro ao roxo escuro, dependendo da variedade. A erva também frutifica mais tarde no ano, produzindo frutos pequenos e de cor ferrugem.
Existem quatro espécies populares de manjericão sagrado com base nas crenças religiosas regionais na Índia:
Rama tulsi (Ocimum sanctum) – folhas verdes
Krishna tulsi (Ocimum tenuiflorum) – folhas roxas
Amrita tulsi (Ocimum tenuiflorum) – folhas verdes com destaques roxos
Vana tulsi (Ocimum gratissimum) – folhas verde-escuras
A ciência emergente sobre os benefícios à saúde do manjericão sagrado reforça a sabedoria antiga da Ayurveda, sugerindo que o tulsi, quando usado como um tônico para a mente, corpo e espírito, oferece soluções para muitos problemas de saúde modernos.
O manjericão sagrado age como um adaptógeno, o que significa essencialmente que ajuda o corpo a alcançar um estado de homeostase, permitindo lidar com o estresse de forma mais eficaz.
Toda a planta – folhas, raízes e caules – é utilizada terapeuticamente, seja em chá, tinturas, tônicos, pílulas ou sucos.
Propriedades Medicinais do Manjericão Sagrado
As propriedades medicinais do manjericão sagrado foram estudadas em centenas de estudos científicos, incluindo experimentos in vitro, em animais e humanos. Esses estudos mostram que o manjericão sagrado possui uma combinação única de ações que incluem:
Antimicrobiano (incluindo antibacteriano, antiviral, antifúngico, antiparasitário, antimalárico, anti-helmíntico)
Repelente de mosquitos
Antidiarreico
Antioxidante
Anticataractogênico
Anti-inflamatório
Quimiopreventivo
Radioprotetor
Hepatoprotetor
Neuroprotetor
Cardioprotetor
Antidiabético
Antihiperlipidêmico
Antihipertensivo
Anticancerígeno
Analgésico
Antipirético
Antialérgico
Imunomodulador
Depressor do sistema nervoso central
Melhoria da memória
Antiasmático
Antitussígeno
Diafóretico
Antitireoideano
Antifertilidade
Antiúlcera
Anti-emético
Antiespasmódico
Anti-artrítico
Adaptogênico
Antiestresse
Anticataractogênico
Antileucodérmico
Atividades anticoagulantes
Os principais constituintes ativos do manjericão sagrado que proporcionam essas propriedades incluem:
Óleos voláteis como fenilpropanoides, terpenos e eugenol (o principal bioativo no tulsi)
Compostos fenólicos ou flavonoides como orientina e vicenina
Saponinas
Triterpenoides
Taninos
Vitaminas C e A
Minerais como cálcio, ferro, zinco, clorofila e outros fitonutrientes essenciais
Propriedades Espirituais do Manjericão Sagrado
No hinduísmo, o tulsi é adorado como uma deusa e cada parte da planta de tulsi é reverenciada e considerada sagrada, incluindo folhas, caule, flor, raiz, sementes e óleo.
Até o solo ao redor da planta é considerado sagrado e recentemente descobriu-se que abriga fungos benéficos.
Por essas e outras razões, muitas casas indianas possuem uma planta de tulsi, geralmente em um vaso de barro colocado no pátio.
A madeira ou as sementes da planta de manjericão sagrado também são usadas para fazer malas, que são cordas de contas usadas para ajudar a mente a se concentrar durante a meditação, cânticos ou outras práticas devocionais.
Usos Culinários do Manjericão Sagrado
O manjericão sagrado tem um sabor bem diferente do manjericão comum usado no Ocidente. Não é tão doce e suas folhas são altamente aromáticas, com um toque picante e notas de cravo.
O manjericão sagrado fica melhor quando cozido, e não cru. Isso ocorre porque ele só libera totalmente seu aroma e sabor quando é cozido.
A erva é tradicionalmente usada em sopas, ensopados, curries, óleos, geléias, queijos e bebidas como o ‘yoga líquido’, que é usado para trazer uma sensação de calma e clareza mental.
O Manjericão Sagrado é o Mesmo que o Manjericão Comum?
Embora o manjericão sagrado e o manjericão comum pertençam à mesma família, eles são bastante diferentes. Existem mais de 40 variedades diferentes de manjericão, todas do gênero Ocimum.
O manjericão sagrado tem um aroma doce, enquanto o manjericão comum tem um aroma picante. Diz-se que o manjericão “normal” tem um gosto doce, enquanto o manjericão sagrado tem um sabor ligeiramente mais picante e apimentado.
Você pode cozinhar com ambos os tipos de manjericão e obter muitos antioxidantes de ambos, mas é provável que você experimente um estado de mente mais calmo após cozinhar com o manjericão sagrado.
Benefícios à Saúde do Manjericão Sagrado
O manjericão sagrado traz vários benefícios para o corpo. É uma erva que eu acredito que deve estar no armário de medicamentos de todos, para que esteja disponível quando necessário.
As incríveis propriedades antioxidantes desta erva proporcionam os seguintes benefícios:
Pode Ajudar a Prevenir o Câncer
O manjericão sagrado é rico em antioxidantes e fitonutrientes que ajudam a neutralizar radicais livres e retardar o processo de dano ao DNA, que frequentemente leva ao desenvolvimento de câncer. Esses fitonutrientes, como eugenol, ácido rosmarínico, apigenina, mirtenal, luteolina, β-sitosterol e ácido carnosico, podem prevenir cânceres induzidos por químicos na pele, fígado, boca e pulmões. Os efeitos protetores incluem aumento da atividade antioxidante, alteração das expressões genéticas saudáveis, indução da morte celular cancerígena e inibição da angiogênese e metástase.
Estudos pré-clínicos mostraram que o manjericão sagrado também protege contra danos por radiação ao proteger seletivamente o tecido normal contra os efeitos destrutivos da radiação.
Anti-inflamatório
Outra ação importante do manjericão sagrado na prevenção do câncer vem de sua capacidade de inibir uma enzima chamada COX-2, que estimula a resposta inflamatória no corpo e desencadeia atividades cancerígenas. Ao bloquear a ação dessa enzima, o manjericão sagrado previne a inflamação e a resposta à dor associada.
Os efeitos anti-inflamatórios do manjericão sagrado foram encontrados comparáveis a medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como fenilbutazona, ibuprofeno, naproxeno, aspirina e indometacina. Algumas pesquisas também mostraram que, quando ingeridos, extratos concentrados de manjericão sagrado reduziram o inchaço das articulações em até 73% em apenas 24 horas.
Os pesquisadores sugerem que o eugenol, o óleo que dá ao manjericão seu aroma distinto, é a molécula ativa responsável por seus efeitos anti-inflamatórios, mas também indicam que outras moléculas na planta provavelmente estão envolvidas.
Apoia a Saúde da Pele
As propriedades antibacterianas e antifúngicas do tulsi podem ajudar a eliminar as bactérias que causam acne e infecções na pele. Por isso, é um excelente remédio para acne e outras irritações cutâneas, podendo ser usado tanto internamente quanto externamente.
Quando incorporado em cuidados tópicos, o manjericão sagrado ajuda a reduzir a inflamação, limpar a acne e iluminar a hiperpigmentação.
As propriedades adaptogênicas do manjericão sagrado fortalecem a capacidade natural do corpo de resistir ao estresse, que é um grande contribuidor para a pele ruim. O estresse faz com que as glândulas da pele produzam mais óleo, e a pele oleosa é mais propensa à acne e outros problemas de pele.
Melhora a Saúde Cardiovascular
Pesquisas demonstram que o manjericão sagrado pode ajudar a proteger o coração contra uma variedade de doenças, incluindo doenças cardíacas, aterosclerose, pressão alta e colesterol alto. Estudos mostram que o manjericão sagrado reduz o colesterol LDL e os níveis de triglicerídeos, além de aumentar o colesterol HDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
Pode Melhorar a Saúde do Cabelo
O manjericão sagrado é útil para cabelos e couro cabeludo saudáveis. Ele ajuda a limpar o couro cabeludo e previne infecções e inflamações. As propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas do manjericão sagrado mantêm o couro cabeludo livre de problemas como caspa, fungos e coceira. Além disso, o manjericão sagrado melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, promovendo o crescimento de novos fios e retardando a queda dos cabelos.
Como Usar o Manjericão Sagrado
A melhor forma de aproveitar os benefícios do manjericão sagrado é usar suas folhas frescas em preparações culinárias, fazer chás ou usar óleos essenciais diluídos. A dosagem pode variar com base na forma de consumo e nos objetivos de saúde.
Você pode começar com pequenas quantidades, como uma colher de chá de folhas secas ou um punhado de folhas frescas em chás e receitas, e ajustar conforme necessário. Para usos tópicos ou internos mais intensivos, como o tratamento de condições específicas, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde.