Em seguida, explicamos os diferentes tipos de óleos existentes, suas propriedades e os benefícios que trazem para a nossa saúde:
Óleo de semente de uva
rica em antioxidantes e anti-coagulantes e anti – inflamatórias, serve para reforçar o sistema imune, e aumentar o colesterol bom abaixamento maus, triglicéridos de controlo e prevenir a hipertensão, obesidade e ataques cardíacos. Da mesma forma, pode ser utilizado como substituto do creme hidratante, pois fortalece a pele e combate a acne e a celulite.
Óleo de germe de trigo:
conhecido como o “óleo de beleza”, sua riqueza em vitamina E ajuda a prevenir o envelhecimento , bem como a melhorar a pele e o cabelo (ideal para a caspa). Além disso, fortalece o coração, previne as estrias, reduz a constipação e é bom quando há fadiga mental ou depressão. Para mulheres: reduz sintomas quando a regra é irregular.
O óleo de palma:
rico em antioxidantes e vitaminas A, D e E, ajuda a fortalecer os ossos e a pele, o bom funcionamento do sistema circulatório e a minimizar a concentração de colesterol ruim. Da mesma forma, é favorável para a visão.
Inchi (amendoim inca)
ricos em ácidos gordos essenciais, nutrientes e Omega 3. Ele é benéfico para reforçar osso, regular o açúcar no sangue e a pressão sanguínea, redução do colesterol e triglicéridos, melhorar o sistema digestivo, fortalecer as defesas e prevenir infarto do miocárdio. Por outro lado, combate o esgotamento nervoso e a fadiga.
Óleo de borragem
Óleo de Argan
rico em ácido linoléico e vitamina E. Previne o colesterol ruim, aumenta o bem e ajuda a mitigar a dor reumática. Da mesma forma, regenera a pele e o cabelo, fortalece as unhas e combate a acne e a psoríase.
Óleo de onagra ou Primula
ideal para a pele, que favorece a sua elasticidade e humidade (é indicado nos casos em que não são suficientes hidratantes e a pele mantém-se seca e mesmo fissuras). Por outro lado, reduz a pressão arterial, reduz a inflamação em casos de artrite e alivia os sintomas da menopausa .
Óleo de cânhamo
pela sua riqueza em ácidos poliinsaturados, é benéfico reduzir a síndrome pré-menstrual e as inflamações derivadas da artrite. Aplicado externamente, ajuda a mitigar a coceira, alergias e eczema.
Óleo de cártamo
Óleo de soja
sua melhor característica é que combina vitamina A com E, sendo de boa assimilação e digestão. Além disso, sua riqueza em ômega 3 e ômega 6 é benéfica para o sistema nervoso e o coração.
Óleo de milho
rico em vitamina E, é aconselhável combater doenças neurológicas, circul
atórias ou vasculares e esterilidade. Também é ideal para a nutrição e hidratação da pele.
Óleo de Abóbora
suas propriedades anti-inflamatórias impedem a irritação da bexiga e promovem a função renal. Além disso, é aconselhável tomar este óleo em casos de cáries, perda de cabelo ou fragilidade das unhas. É eficaz para a expulsão da tênia e melhora a constipação e a colite.
Óleo de girassol
ideal para cru, rico em vitamina E e ácidos linoléico e oléico, regula o colesterol e triglicérides , evita problemas circulatórios e cardiovasculares e melhora a nossa pele.
O óleo de gergelim
bom para o colesterol e fortalecer o sistema nervoso, as características deste óleo se projetam externamente, ele pode ser usado como máscara de cabelo para curar rachaduras nas mãos e os pés e para tratar a flacidez pele
Óleo de linhaça ou de linhaça
suas propriedades aliviam a constipação, previnem a hemorragia uterina, melhoram os sintomas da menopausa e diminuem o colesterol e as doenças cardiovasculares.
Azeite
o mais rico em ácido oleico, é benéfica na redução do colesterol ruim, aumentar o bom, prevenir a arteriosclerose e doença hepática de combate, insuficiência hepática e prisão de ventre. Além disso, favorece a absorção de cálcio, estimula o crescimento e tem efeitos anticancerígenos.