Aumentar o consumo de água e promover a transpiração pode ajudar a melhorar a saúde de nossos rins, pois nos ajuda a prevenir infecções e a purificar toxinas.
Os rins são órgãos delicados que sofrem as conseqüências de uma dieta pobre, estresse, emoções negativas, etc.
Devemos cuidar deles para evitar distúrbios graves, especialmente se possuímos história familiar ou pessoal com doenças renais.
LEIA TAMBÉM:
Conheça agora o Super Alimento do Futuro!
Dicas para cuidar dos rins
1. Beba água
Beber água ao longo do dia é o tratamento mais simples, econômico e natural para cuidar dos nossos rins e prevenir pedras, inflamações e infecções.
No entanto, devemos garantir que seja água com baixo teor de sódio, pois, de outra forma, pode ser mais prejudicial.
Beba, pelo menos, um litro e meio de água, dividido em vários óculos sempre fora das refeições, especialmente no jejum.
2. Controle o sal
Uma pequena quantidade de sal por dia é boa para a saúde, desde que não seja sal refinado (sal marinho, sal dos Himalaias, etc.).
No entanto, o problema é que nós o consumimos em excesso, tanto para aromatizar os pratos e adicionados aos alimentos pré-cozinhados.
Além disso, geralmente é comum ou sal de mesa, que é apenas cloreto de sódio e não contém o equilíbrio de minerais e oligoelementos que nosso corpo precisa.
Quando consumimos excesso de sal comum, os rins são obrigados a reter mais água para poder eliminá-la, o que provoca um desequilíbrio dos líquidos no corpo.
Por sua vez, há um aumento na pressão arterial que, a longo prazo, prejudica as nefronas.
3. Reduza os produtos lácteos
O sal não é o único alimento que prejudica a saúde dos rins.
Leite e produtos lácteos aumentam a eliminação de cálcio através da urina , o que pode favorecer a aparência de cálculos renais, especialmente se bebemos pouca água e possuamos uma predisposição genética para sofrer elas.
As pessoas que tomam produtos lácteos para obter mais cálcio devem levar em conta que o mineral presente nesses alimentos não é assimilado corretamente e, a longo prazo, pode prejudicar os rins.