Remédios naturais podem ser sua melhor opção para dizer adeus a qualquer doença respiratória inclusive a bronquite. Hoje você aprenderá 3 maneiras de preparar o tomilho para combater a bronquite.
A bronquite é uma doença respiratória que é desencadeada quando os tubos bronquiais ficam inflamados, acumulando muco. Pode ser aguda ou crônica, no entanto, em ambos os casos, é essencial fornecer tratamento. Como usar o tomilho para combater a bronquite?
A doença é caracterizada pelo aparecimento de sintomas como tosse seca, falta de ar, congestão nasal e mal-estar. De fato, pode ser acompanhado de dor de garganta, febre moderada e sensação constante de frio.
Embora as maneiras de combatê-lo variem dependendo de sua gravidade, o uso do tomilho pode ajudar a aumentar a sensação de alívio. Esta planta é repleta de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que, em certa medida, melhoram a saúde respiratória.
O que é tomilho e para que serve?
O tomilho é uma planta medicinal e uma erva aromática. É nativa do Mediterrâneo e pertence à família botânica das Labiadas, assim como a hortelã, alecrim e manjericão. Seus usos mais populares têm a ver com gastronomia; no entanto, eles também têm várias aplicações em medicina natural.
Em geral, destaca-se por possuir propriedades antibacterianas, antiinflamatórias, expectorantes e analgésicas. É também levemente carminativo , diurético e antifúngico.
Entre seus benefícios, pode-se mencionar que alivia a dor de garganta. Além disso, podemos usar o tomilho para combater a bronquite, devido à sua contribuição de flavonóides.
Um estudo sugere que a combinação da essência extraída de suas folhas combinada com a hera pode combater a tosse e bronquite a curto prazo . Os flavonóides relaxam os músculos envolvidos com os sintomas dessas condições, minimizando a inflamação.
Como preparar o tomilho para combater a bronquite?
Antes de usar o tomilho para combater a bronquite, é muito importante consultar o médico para avaliar seus possíveis efeitos colaterais. Embora seja uma planta benéfica para a saúde do pulmão, não podemos ignorar que, em certos casos, é contraindicado ou que pode ter alguma interação com medicamentos.
Se não houver problemas em tomá-lo, existem três maneiras simples de aproveitar suas propriedades. Claro, eles não são remédios milagrosos contra a doença e também não substituem os tratamentos convencionais . Ponto!
Infusão de tomilho
Ao tomar três vezes ao dia uma xícara de infusão de tomilho, você pode notar a diferença em sua saúde. Desta forma, você vai relaxar e aliviar sua garganta. Certifique-se de beber quente para ter melhor efeito.
Ingredientes
- 1 xícara de água (250 ml)
- 1 colher de sopa de tomilho (15 g)
Preparação
- Primeiro, coloque a água a ferver.
- Quando já estiver fervido, desligue o fogo e coloque a colherada de tomilho.
- Deixe descansar por no máximo cinco minutos e sirva em um copo.
- Ingerir duas vezes por dia até sentir uma melhora.
Óleo de massagem
O óleo de massagem com tomilho é ideal para massagear o peito e reduzir o congestionamento . Desta forma, os componentes do tomilho podem minimizar o desconforto causado pela bronquite e resfriados. Ao aplicá-lo, lembre-se de fazer movimentos suaves e circulares com a mão.
Ingredientes
- 10 gotas de óleo de tomilho
- Óleo de amêndoa (25 ml)
Preparação
- Primeiro, despeje os 25 mililitros de óleo de amêndoa em um frasco.
- Em seguida, adicione as 10 gotas de óleo de tomilho e misture até ficar homogêneo.
- Coloque um pouco na palma da mão e massageie o peito com movimentos suaves e circulares.
- Repita o procedimento três vezes ao dia até cicatrizar.
Xarope de tomilho
Finalmente, apresentamos o tomilho em calda . É uma alternativa ideal para bronquite em crianças, uma vez que, contendo mel, é mais fácil consumir. Além disso, você pode comer até 4 vezes ao dia para manter os sintomas sob controle.
Ingredientes
- Mel (450 g)
- Infusão de tomilho (600 ml)
Preparação
- Primeiro, adicione 450 gramas de mel na infusão de tomilho.
- Em seguida, misture até homogêneo.
- Sirva em uma jarra para calda.
- Tome uma dose de 5 mililitros (equivalente a uma colher de chá) até 4 vezes ao dia.
- Introduza na geladeira e estenda o tratamento até sentir uma melhora.
Em resumo…
O tomilho é um bom complemento para aliviar alguns dos sintomas da bronquite. Devido ao seu conteúdo nutricional, atua como agente anti-inflamatório, antiviral e antimicrobiano . Tudo isso ajuda a minimizar tosse severa, congestão e outros desconfortos.
No entanto, como todos os produtos fitoterápicos, ele deve ser tomado sob supervisão médica , especialmente se houver outras doenças subjacentes ou se os medicamentos estiverem sendo tomados.