Massagens localizadas podem ser uma ótima maneira de prevenir e melhorar a síndrome das pernas inquietas, pois favorecem a circulação e reduzem a tensão.
A síndrome das pernas inquietas é uma desordem do sistema nervoso que se caracteriza pelo desejo incontrolável de mover as pernas para aliviar os sintomas, como formigamento e estanqueidade.
Geralmente ocorre quando há períodos prolongados de repouso ou inatividade , que muitas vezes interrompe o período de sono durante a noite.
Sua causa exata é desconhecida, mas tem sido associada a fatores genéticos, deficiências nutricionais e desequilíbrios na atividade de alguns hormônios.
Embora suas perspectivas sejam incertas, hoje existem terapias e remédios que podem ajudar a controlá-la para que ela não afete a qualidade de vida.
LEIA TAMBÉM:
Conheça agora o Super Alimento do Futuro!
MÉTODOS NATURAIS PARA ACALMAR A SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS
A síndrome das pernas inquietas não pode ser curada, pois os sintomas reaparecem de vez em quando.
No entanto, algumas terapias e mudanças no estilo de vida podem ajudar a mantê-lo sob controle.
1. EXERCÍCIO
As pessoas sedentárias tendem a apresentar mais complicações devido a este problema. Portanto, para evitar crises, o ideal é adotar uma rotina de exercício físico regular.
A atividade física ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fortalece os músculos e ajuda a prevenir problemas como a retenção de líquidos.
2. USE COMPRESSAS QUENTES E FRIAS
Uma terapia com compressas frias e quentes é uma opção interessante para reduzir o formigamento, a tensão e a sensação de coceira produzida por esta desordem.
As compressas são aplicadas alternadamente: primeiro quente e depois frio. Deixe alguns minutos para fazer um efeito e secar a área afetada.
3. MASSAGENS
A aplicação de massagem, mesmo quando não há sintomas, pode ser muito adequada para manter as pernas relaxadas e a circulação ativa.
Estes produzem um efeito de calor que diminui a tensão muscular, evitando as cólicas noturnas incômodas .
Para fazê-los, você pode usar óleos calmantes como cipreste, lavanda ou alecrim.