6 remédios para tratar unhas amarelas e grossas

unhas (Imagem divulgação)

Quais são as causas das unhas feias, grossas ou amareladas? Na prática, podem ser causas externas ou internas de cada pessoa. Em qualquer caso, a boa notícia é que existe um tratamento eficaz.

As unhas amarelas e grossas podem ter diferentes causas internas ou externas. Em qualquer caso, o efeito estético pode ser bastante irritante. E não é uma questão de pintá-los para esconder a coloração, já que às vezes é o próprio esmalte que o causa. Em seguida, veremos seis tratamentos para voltar a mostrar unhas saudáveis.

Você tem unhas amarelas e grossas ?

Em princípio, vários fatores devem ser avaliados. Começando com causas internas, pode-se mencionar uma inflamação do fígado, como a causada por hepatite . Por outro lado, a baixa disponibilidade de vitaminas A e B gera um tom amarelado nas unhas.

Quanto aos motivos externos , o mais frequente é o consumo de tabaco , já que eles seguram o cigarro na mão, manchando os dedos e unhas da nicotina. Nestes casos, os dedos mais afetados são, precisamente, o índice e o anular da mão que é usada para fumar.

Outra causa de unhas amarelas e grossas é o uso contínuo de esmalte ou unhas postiças. Entre outras coisas, porque as unhas perdem a oxigenação por estarem constantemente cobertas , danificando a queratina e impedindo a regeneração celular.

Os componentes químicos dos vernizes para unhas podem incluir tolueno, acetato de etilo ou butilacetato que, a longo prazo, são tóxicos para a pele e para as unhas.

Além disso, você pode notar suas unhas amarelas e grossas se você tiver fungos , que estão localizados sob as unhas enfraquecendo a queratina. Outras causas internas são psoríase, diabetes ou envelhecimento natural em si .

Remédios contra unhas amarelas e grossas

Quando a causa da tonalidade irregular das unhas é interna, isto é, produto de uma deficiência de vitaminas, uma inflamação hepática ou alguma doença como a psoríase , o tratamento dependerá do seguimento médico. No entanto, os remédios descritos abaixo podem ser eficazes.

  • Suco de limão : limão é um dos remédios caseiros típicos para melhorar as unhas dos pés e mãos. O ácido cítrico que possui é perfeito não só para esfoliar a superfície das unhas, mas também para combater fungos. Por isso, será útil se a causa do amarelamento é interna ou externa.

A forma de uso consiste em imergir as unhas no suco de limão por cerca de 5 a 10 minutos. Quando terminar, lave as mãos com sabão e água. Este tratamento deve ser repetido diariamente até que a cor amarela desapareça.

Outros tratamentos naturais eficazes

  • Óleo essencial de limão: outra forma de usar o limão é através do óleo essencial que está disponível nas lojas que vendem produtos naturais. Nesse caso, o benefício é duplo, pois, além de limpar as unhas, hidrata as cutículas.
  • Peróxido de hidrogênio : outro método muito fácil é aplicar água oxigenada . Especialmente se é uma infecção fúngica na área inferior das unhas. Basta aplicar algumas gotas em cada unha por uma ou duas semanas. Este tratamento funciona melhor se as unhas forem esfoliadas a cada dois ou três dias.
  • Comprimidos efervescentes para próteses dentárias : além de servir para branquear as próteses, podem ajudar com suas unhas amarelas e grossas. Mergulhe os dedos em um recipiente com este produto e deixe-o funcionar pelo tempo indicado na caixa.
  • Bicarbonato de sódio: outra receita econômica para mostrar unhas transparentes é fazer uma pasta desse ingrediente e da água. Com um pincel você aplica e esfrega em cada unha, deixe agir por alguns minutos e esfolie suavemente. Se você fizer isso com frequência, muito em breve as manchas amarelas terão desaparecido.
  • Azeite, bicarbonato de sódio e limão: uma combinação infalível para branquear as unhas, fortalecer e dar maciez às suas mãos, tudo em um. Tudo o que você precisa fazer é colar os três elementos, aplicá-los, esfregá-los e deixá-los agir.

Finalmente, devemos lembrar que, enquanto esses remédios para se livrar de unhas amarelas e grossas são muito eficazes, primeiro você deve saber a causa de tal fenômeno. Para isso, basta uma visita ao dermatologista , que poderá aconselhá-lo em caso de falta de vitaminas ou qualquer doença.

Compartilhe: