Por que você não sabia que existem pelo menos 20 tipos de mel à sua disposição? Cada um deles tem propriedades e benefícios diferentes e similares.
Você pode escolher o que mais gosta, ou o que você precisa para uma condição específica. Saiba mais sobre os diferentes tipos de mel e seus benefícios para a saúde neste artigo.
É de cor clara quase transparente. O gosto é bastante doce. Ele serve para aliviar problemas respiratórios (catarro, por exemplo) e é amplamente utilizado para tratar resfriados e gripe. Tem a capacidade de aumentar a transpiração, ideal para casos de febre.
LEIA TAMBÉM:
Conheça agora o Super Alimento do Futuro!
MEL FLORAL
Também é conhecido como mel de prado ou multifloral porque é feito com o pólen de diferentes espécies de flores, dependendo da área onde as abelhas e colmeias são. O aroma é forte e seu sabor também. Ele é usado para melhorar nossas defesas ( sistema imunológico ) e reduz os sintomas de alergias sazonais e asma alérgica. No último caso, é recomendável consumir um mel floral com a espécie do ambiente da pessoa, para evitar alergias potenciais.
MEL DE ACÁCIA
Tem uma cor bastante clara e o sabor é doce, mas não penetrante ou forte, portanto, pode ser colocado em centenas de preparações sem afetar significativamente as características da receita. Não é recomendado em crianças menores de um ano de idade. É ideal para convalescentes, para tratar a má circulação de sangue e constipação. Também reduz a insônia, a ansiedade e os nervos , pois tem propriedades sedativas.
MEL DE TRIGO MOURISCO
É o mais escuro de todos e seu sabor é um pouco picante. Tem uma grande quantidade de antioxidantes e minerais. São as mais saudáveis que existem. Trata anemia e tosse em crianças.
MEL DE CASTANHA
Sua cor característica, vermelho acastanhado, torna especial e impressionante. Tem um sabor bastante forte e oferece potentes efeitos antibióticos, por isso pode ser usado para todos os tipos de inflamações e doenças. Por exemplo, é usado para tratar úlceras , infecções urinárias, icterícia, má circulação e constipação. Se for adicionado à pasta de dente, ele melhora a saúde bucal e, se uma colher é consumida em jejum, melhora a saúde dos fumantes.
MEL DE ESPINHO DE JERUSALÉM
É de cor amarela e não é muito fácil de obter e entrar nas lojas. Reduz o colesterol ruim , fortalece o sistema imunológico, alivia os problemas respiratórios e é dito ser usado para tratar a impotência sexual.
MEL DA MONTANHA
Tem muitas propriedades medicinais porque a matéria-prima é as ervas não poluídas das montanhas. É antimicrobiano, serve para aumentar as defesas, tratar problemas respiratórios (como dor de garganta , tosse e inflamação dos seios), desinfecta feridas e ajuda a eliminar inflamações causadas por fungos e bactérias.
MEL DE LAVANDA
É muito perfumado e tem um sabor intenso. É o melão mais curador, serve para metabolizar melhor o ferro e o cálcio dos alimentos. Além disso, é bom para mulheres grávidas, para aqueles que sofrem de osteoporose, deficiência de cálcio ou hipertensão arterial. Por sua vez, estimula a digestão, alivia a tosse e limpa os pulmões.