A azia é composta de uma sensação de queimação que parece vir por trás do esterno, queum osso que fica na parte de trás do tórax. A dor da azia pode se irradiar pelo peito, pescoço ou a garganta. Essas crises podem ser ocasionais ou frequentes. O prepcupante é que pode ser sinal de algo grave, alem de interferir na rotina normal e afetar a qualidade de vida.
Este problema pe causado pelo refluxo de ácido gástrico que vai do estômago para o esôfago, danod a sensação de que ele vai seguir pelo boca. Depois, provoca o mau funcionamento da esfíncter, que tem a função de abrir para o alimento seguir do esôfago para o estômago. Depois, ela se fecha para reter o que foi ingerido e os sucos gástricos que contém no local.
Leia também: Chá de urucum é um componente poderoso para o emagrecimento. Veja porquê!
A azia pode ser causada por vários motivos, entre els, por alguns alimentos, como pimenta, café, álcool, frituras, refrigerantes, chocolates, entre outros.
- Poucas pessoas sabem, mas um remédio rápido para alivir os sintomas de azia, é comer uma torrada ou dois biscoitos cream cracker. Esses ingredientes absorvem o ácido contido na laringe e reduz a queimação da garganta.
- Uma outra alternativa é chupar um limão puro. Ele também contém ácido, mas reduz a acidez produzido pelo estômago.
- Consumir uma fatia de batata crua também neutraliza a acidez estomacal, combatendo o desconforto em poucos instantes.
- Procure não beber líquidos durante as refeições
- Evite de deitar-se logo após cada refeição, isto dificulta a digestão e pode causar azia.
- Evite comer depressa. É importante comer uma pequena quantidade de alimentos uma vez.
Existem diversas receitas caseiras para serem utilizadas ao decorrer do dia, especialmente em quem sofre com refluxo e vive tendo crises de azia.