O fígado é o órgão do corpo humano responsável pela nossa desintoxicação, quando consumimos medicamentos, drogas ou “comidas pesadas” é ele que atua para eliminar estas substâncias do nosso corpo. Ele também metaboliza o colesterol presente no nosso sistema e é produtor da bile responsável por digerir os alimentos no estômago.
Para que possamos falar sobre gordura no fígado e seus possíveis tratamentos, é preciso que antes se entenda as funções que este órgão assume no nosso corpo.
Quanto mais gordura um indivíduo possuir consequentemente mais problemas de saúde ele terá, e estes problemas afetam diretamente o fígado.
Os sintomas de pacientes com esse mal são: tontura, enjoos seguidos de vômitos, dores de cabeça constantes, inchaço na região abdominal, falta de apetite, dores abdominais do lado direito do corpo, além do mais notável que é a pigmentação amarelada da pele e olhos.
Vagens de Pau-Ferro
Para o preparo da infusão é preciso amassar 3 vagens deixando-as de molho em 1 litro de água por um período de 3 dias. Recomenda-se o seu consumo por duas vezes ao dia.
Chá de Chapéu de Couro
Para o preparo do chá, basta ferver 20 gramas da planta para cada litro de água. É indicado o consumo do mesmo 3 vezes ao dia.
Chá de Carqueja
Tome 3 xícaras do chá diariamente para combater os problemas no fígado.
Chá de Alface
Recomenda-se o consumo de até 3 xícaras do chá diariamente para ajudar no combate ao acúmulo e gorduras no fígado. Para fazer o chá basta separar 80 gramas de alface para cada litro de água e levar ao fogo até que atinja a fervura.
Exercícios para Perder Gordura no Fígado
Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para tratar gordura no fígado, pois são aqueles que consomem mais energia e obrigam o corpo a queimar gordura. Quando o corpo emagrece, o fígado também emagrece.
Alguns exemplos de exercícios aeróbicos:
- Correr;
- Nadar;
- Pular corda;
- Pedalar;
- Caminhar;
- Hidroginástica.
Para que os exercícios sejam eficazes no tratamento da esteatose hepática, eles devem ser feitos durante pelo menos 40 minutos e, no mínimo, 4 vezes por semana.
Tratamento com Ervas para Gordura no Fígado
O chá verde é uma erva que pode ajudar a reduzir a gordura no fígado porque tem propriedades termogênicas, ou seja, acelera o metabolismo e potencializa a perda de gordura naturalmente.
Porém, o consumo de chá verde deve estar associado à dieta e aos exercícios físicos para surtir efeitos no emagrecimento. A ingestão diária não deve ultrapassar 1 litro.