As varizes são uma condição que ocorre quando as veias e capilares se dilatam devido às dificuldades que o sangue tem para retornar ao coração.
Seu desenvolvimento pode acontecer por um desequilíbrio inflamatório nos tecidos do corpo, ou bem pelo enfraquecimento das válvulas que regulam a passagem do fluxo de sangue.
Ainda que frequentemente não gerem sintomas, algumas vezes são acompanhadas por uma incômoda sensação de peso e formigamento nas extremidades inferiores.
Tratamento de azeite de oliva e calêndula:
Ambos os ingredientes têm propriedades anti-inflamatórias, tonificantes e calmantes que, depois de absorvidas através da pele, reduzem o tamanho das veias dilatadas para ativar o fluxo sanguíneo nas regiões afetadas.
Seu uso por meio de massagens alivia a sensação de peso e, de quebra, estimula as funções do sistema linfático para uma ótima eliminação das toxinas e dos líquidos que dificultam a eliminação deste problema.
Benefícios do azeite de oliva
O azeite de oliva é um ingrediente que se destaca por seu alto teor de ácidos graxos essenciais, além de vitamina E e minerais.
Estes nutrientes ajudam a combater a inflamação, ao mesmo tempo em que promovem a boa circulação e estimulam a expulsão das substâncias de rejeito.
Seu significativo teor de ômega 3, um tipo de gordura saudável, melhora a passagem do sangue através das veias e restabelece a função das válvulas unidirecionais.
Benefícios da calêndula
As flores de calêndula têm propriedades anticoagulantes, anti-inflamatórias e analgésicas que, ao serem assimiladas, otimizam a passagem do fluxo sanguíneo através das artérias.
Durante séculos foi utilizado como tratamento contra os problemas inflamatórios, já que diminuem o inchaço enquanto restabelecem a circulação.
Contém flavonoides, vitamina C e minerais essenciais cuja absorção melhora a tonicidade e o processo de regeneração da pele.
Como preparar este tratamento de azeite de oliva e calêndula contra as veias varizes?
Ingredientes
- 10 flores de calêndula fresca
- 3/4 de azeite de oliva extra virgem (150 g)
Utensílios
- Um frasco de vidro com tampa
Preparo
- Pique as flores e coloque-as em um frasco de vidro.
- Adicione o azeite de oliva e se assegure de que cubra por completo a calêndula.
- Feche bem o frasco e deixe-o macerar durante 10 dias em um lugar escuro.
- Depois desse tempo, separe os restos de flores do óleo e comece a aplicar.
Modo de uso
- Pegue a quantidade do produto que considerar necessária e aplique com massagens suaves sobre as regiões afetadas pelas veias varizes.
- Faça movimentos circulares suaves e contínuos, pressionando com suavidade a área para estimular o fluxo de sangue.
- Assegure-se de que o produto seja bem absorvido e deixe-o agir a noite toda.
- Repita a aplicação 3 ou 4 vezes por semana, preferencialmente antes de ir dormir.