Açafrão para acne: benefícios e modo de uso

acne (Imagem divulgação)

Uma máscara de cúrcuma pode ajudar a reduzir espinhas de acne. No entanto, o ingrediente deve ser usado com cautela, pois em certos casos pode causar alergias.

Por muitos anos, a cúrcuma tem sido valorizada por suas aplicações medicinais e cosméticas. Embora seja geralmente usado em um nível culinário, muitos preferem pelos seus efeitos curativos. Você sabia que você pode usar açafrão para acne? Hoje nós lhes contamos como.

A cúrcuma tem um composto bioativo chamado curcumina, que lhe confere sua cor característica e grande parte de suas propriedades. Esta substância age como um antiinflamatório e antioxidante , sendo útil tanto internamente quanto em seu uso tópico.

Assim, não é de todo estranho que seus extratos estejam sendo usados ​​na dermatologia. Embora a pesquisa sobre suas propriedades continue, agora foi aceita como um suplemento natural para problemas como a acne. Experimente!

Por que usar cúrcuma para acne?

Os benefícios do uso de cúrcuma para acne são variados e interessantes. Em primeiro lugar, deve-se notar sua ação antibacteriana capaz de combater microorganismos como P. acnes  quando combinado com ácido láurico. Seu efeito é comparado com o de drogas como eritromicina e clindamicina.

Por outro lado, esta maravilhosa especiaria tem efeitos anti-inflamatórios que indicam positivamente problemas dermatológicos. Embora mais evidências científicas sejam necessárias para provar sua ação contra a acne, dados anedóticos sugerem que ela é eficaz.

Açafrão e seus antioxidantes também têm outros efeitos importantes quando se trata de tratar a acne. Sua aplicação tópica ajuda a reparar os tecidos, minimizando a presença de cicatrizes . Também estimula a produção de colágeno e diminui o risco de enrugamento prematuro.

Outros benefícios da cúrcuma para a pele

Ao contrário de outros tratamentos convencionais, o uso de açafrão para acne produz outros efeitos importantes sobre a saúde da pele. Graças ao seu conteúdo de curcumina, vitaminas e minerais, é um bom complemento para promover o bem-estar da pele.

  • Contribui para aumentar o brilho natural da pele.
  • Favorece a cura de feridas.
  • É um bom complemento para lidar com surtos de psoríase .
  • Ajuda o tratamento da sarna.
  • Minimiza o estresse oxidativo e previne o envelhecimento prematuro.

Tratamento de cúrcuma para acne

Para aproveitar ao máximo as propriedades da cúrcuma para acne, propomos um tratamento no qual aumentamos seu efeito com os componentes do óleo de coco. Este ingrediente natural contém ácido láurico, reconhecido pelo seu efeito antimicrobiano útil no tratamento da acne.

Além disso, o óleo de coco tem sido amplamente estudado na dermatologia, uma vez que hidrata a pele e apoia o tratamento de doenças como a psoríase e o eczema. Até mesmo, como a cúrcuma, suporta o processo de cura e regeneração, minimizando a ação negativa dos radicais livres.

Ingredientes

  • 1 colher de açafrão em pó (15 g)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco orgânico (30 g)
  • 1 colher de mel de abelha (15 g)

Preparação

  • Primeiro, despeje o açafrão em pó em um recipiente limpo.
  • Em seguida, adicione o óleo de coco e mel.
  • Agite por alguns minutos até obter uma mistura homogênea.

Modo de aplicação

  • Antes de espalhar a máscara sobre as áreas afetadas pela acne, é importante remover qualquer resíduo de maquiagem ou sujeira .
  • Quando o rosto estiver limpo, prossiga para aplicar o produto.
  • Certifique-se de cobrir completamente as áreas problemáticas.
  • Deixe por 15 minutos e enxague com água morna.
  • Repita sua aplicação pelo menos 3 vezes por semana.

Nota: os resultados contra a acne não são percebidos imediatamente. É importante ser constante com o remédio para alcançar os efeitos desejados.

Precauções

Embora o tratamento da cúrcuma para acne possa ser eficaz, não deve ser ignorado que pode produzir efeitos colaterais. Quando aplicado topicamente pode temporariamente manchar a pele ou deixar um leve resíduo amarelo.  Geralmente desaparece com uma boa rotina de limpeza.

No entanto, às vezes , os componentes produzem alergias ou dermatite de contato . Uma revisão feita em 2015 constatou que a curcumina é um alérgeno e pode causar irritação, vermelhidão e inchaço naqueles que não conseguem tolerá-lo.

Pelo exposto, o ideal é fazer um pequeno teste antes de tentar todo o tratamento da cúrcuma para acne. Você só tem que colocar um pouco de açafrão no seu antebraço ou em uma das áreas da pele. Se depois de 24 horas não houver reações desfavoráveis, é seguro usá-lo.

Resumindo …

Açafrão pode ser um bom aliado para acne, especialmente quando combinado com óleo de coco. Seu uso deve ser feito com cautela, pois em certas pessoas pode causar alergia. Para o resto, acaba por ser uma boa opção para apoiar outros tratamentos convencionais com o mesmo propósito.

Compartilhe: