Dono de muitos benefícios, o aipo tem diversos valores nutricionais e sabor refrescante, além de ser um alimento versátil, podendo ser usado em muitas receitas e de várias formas.
Rico em vitaminas e minerais, o aipo também é chamado de salsão é é muito utilizado na culinária como tempero. Mas o melhor de tudo é que este alimento carrega condições medicinais propícias para tratar diversos problemas.
Conheça as razões pelas quais você deve incluir o aipo em sua alimentação diária:
Promove o emagrecimento: por conter poucas calorias e uma quantidade elevada de fibras, o aipo traz a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.
Redução de inflamações: por causa de seu fitoquímico denominado luteolina, o aipo reduz a inflamação em diversas áreas do corpo. Pesquisas afirmam que o aipo é capaz de combater até inflamações cerebrais.
Leia também: Conheça um eficaz remédio natural para gases, azia, inchaço abdominal e má digestão
Redução do colesterol: a substância ftalidas produz ácidos biliares que aliminam o colesterol ruim do sangue.
Regula a pressão sanguínea: também devido às ftalidas, os níveis de colesterol ruim são reduzidos, relaxando os músculos das artérias, dilatando os vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão arterial. O potássio contido também auxila no equilíbrio da pressão.
Estímulo à digestão: por conter água e fria em demasia, o alimento colabora no funcionamento adequado da digestão e no processo intestinal, combatendo a constipação e prisão de ventre.
Prevenção ao câncer: além das ftalidas, o aipo possui um composto denominado poliacetileno que age na prevenção do câncer, pois limpam as toxinas do corpo, eliminando células cancerosas.
Alívio ao estresse: o vegetal também contém magnésio que auxilia a controlar o estresse devido ao seu que age diretamente efeito calmante no sistema nervoso central.
Remoção do mau hálito: para remover alimentos presos na boca, a textura do aipo é ideal. Evita que as bactérias se instalem entre dentes e gengivas, prevenindo o mau hálito.