Apesar de não ser muito popular, a alface selvagem é um excelente analgésico de uso alternativo para proporcionar alívio à dor. Seu nome científico é Lactuca virosa (lactucarium), mas também é conhecida como alface amarga ou alface de ópio. Esta planta já serve como substituta de medicamentos prescritos para dor, que acabam por causar dependência.
Esta planta é frondosa e alta, possui eixos amarelos, e pode ser cultivada no jardim de casa. É comum encontrá-la na América do Norte e na Inglaterra, proporciona efeitos sedativos e alívio da dor, como um analgésico ou anestésico natural. Isso se deve a produção da substância branca extraída do caule e das folhas chamada lactucarium.
Embora não possua opiáceos, os efeitos da lactucarium são similares ao da morfina, pois age diretamente no sistema nervoso central reduzindo a dor.
Desde o século XIX, a alface selvagem já era utilizada como substituto do ópio. Porém, nos anos 70 a planta ganhou que começou popularidade para os adeptos de remédios naturais. Ela era usada por pessoas que visavam obter o alívio da dor proveniente de machucados até de doenças.
O uso da alface selvagem é bastante variado: pode-se cozinhar a planta em uma panela com água e açúcar, até que se obtenha uma consistência espessa parecida com xarope. Seu gosto ainda é bastante amargo mesmo adição de açúcar. Uma das maneiras mais comuns para utilizar essa substância era por meio do chá, feito depois da secagem secar do caule e das folhas. Se preferir não cultivar, também pode ser comprado como erva seca, extrato ou resina.
Leia também: Psilocibina: uma substância derivada de cogumelos capaz de promover bem estar aos pacientes com câncer
O chá pode ser usado como vaporizador e analgésico natural e possui inúmeros benefícios a problemas de saúde comuns na rotina do dia a dia. Confira:
- Alívio significativo de enxaqueca: devido ao seu poder analgésico e sedativo;
- Tratamento de insônia: promove um relaxamento e euforia da consciência, o que facilita um indivíduo a adormecer, sem precisar de remédios industrializados;
- Diminuição da ansiedade: age como um sedativo suave e natural, permitindo o alívio do estresse;
- Tratamento de tosse: devido às suas propriedades antitussígenas, a alface selvagem tem o poder de aliviar ou curar a tosse.
É importante lembrar que o uso da alface selvagem, embora seja similar ao da morfina e cause suaves euforias, é um componente perfeitamente legal, em riscos na sua utilização.