De nome científico Pothomorphe umbellata, a Capeba é conhecida também como aguascina, caena e paiparoba. Ela pertence a família das Piperaceae e pode medir até dois metros de altura. O formato de suas folhas lembra o de um rim. Possui flores pequenas espalhadas nas espigas. Esta planta é muito encontrada nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sul a Bahia e Espírito Santo.
A capeba possui diversas propriedades que podem ser usadas em tratamentos medicinais naturais, devido suas ações vermífuga, antirreumática, laxativa, anti-inflamatória, sudorífera, antianêmica, antiespasmódica, estomáquica, antianêmica, emoliente, antigonorreica, diurética, colagoga, tônica, desopilante do fígado, desobstruente e febrífuga. Ela carrega princípios ativos importantes que envolvem compostos fenólicos, pariparobina, chavicina, piperatina, mucilagens, esteroides, jamborandina e óleos essenciais.
Alguns dos tratamentos em que a capeba pode contribuir são:
- Eliminação de toxinas via urina;
- Melhor Funcionamento de rins e bexiga,
- Tratamento de Cistite,
- Combate à infecção urinária,
- Alívio da prisão de ventre,
- Combate ao inchaço,
- Combate a úlceras,
- Tratamento de problemas no fígado e baço,
- Tratamentos em complicações da vesícula,
- Tratamentos de problemas respiratórios e gástricos.
Leia também: Chá de Losna do Mato: abre o apetite, trata bulimia, anorexia e outros diversos problemas. Confira!
Além de todos esses benefícios, a capeba ajuda no combate à febre e tem o poder de rgular o ciclo menstrual. Acontece que o chá feito a partir da raiz, folhas, caule e sementes são usados para todos os prblemas já citados. Portanto, hoje, ensinaremos como fazer o chá de capeba para o desfrute de todos os seus benefícios à saúde.
Para prepará-lo, leve ao fogo uma chaleira com 750ml de água. Acrescente 30g de capeba. Aguarde a fervura por cerca de dez minutos. Passado este tempo, desligue o fogo. Abafe o chá e aguarde até que amorne para beber a quantidade de uma xícara. Esta receita irá ajudar a regular a menstruação.
É importante e recomendável consumir este chá três vezes por dia, antes das refeições.
O consumo desta planta é contraindicado para gestantes e lactantes.