A sucupira é uma planta muito utilizada no tratamento e na cura de diversas doenças. Porém, é preciso ter atenção em quais partes utilizar, pois não é toda a planta que oferece cura. Algumas de suas partes pode trazer alguns sintomas como: alergia, problemas hepáticos e outros que revelaremos no artigo de hoje.
Esta planta é utilizada no tratamento da artrose e reumatismo, problemas na coluna, como bicos de papagaio e hérnias de discoe dores das articulações, pois ameniza esses males originados por essas doenças. Através do preparo do chá da semente de sucupira, é possível obter uma receita medicinal.
Não há registro de efeitos colaterais sobre a sucupira, porém alguns estudos revelam que suas folhas podem apresentar certa toxidade, por isso, não é recomendada que se use de forma interna, podendo provocar problemas hepáticos.
A casca do caule e a semente da sucupira já não apresentam rastros de toxidade. Seu óleo da semente pode acarretar depressão no sistema nervoso, caso seja ingerido em excesso.
Leia também: Veja os benefícios de consumir água com gengibre e limão todos os dias
A sucupira possui propriedades antirreumáticas, antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônica, anticarcinogênicas e estimulante. É capaz de combater radicais livres e no tratamento de doenças parasitárias. Além disso, esta planta age contra vírus e bactérias, prevenindo diversas inflamações e infecções, principalmente relacionadas ao sistema urinário, reprodutor e na garganta.
Quanto ao sistema digestivo, a planta pode ser usada no combate aos vermes intestinais e equilibrar níveis de glicose em pacientes com diabetes.
Para preparar o chá da semente de sucupira, você irá precisar de um litro e meio de água filtrada e seis sementes de sucupira. Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Lave bem as sementes e triture-as. Deposite-as na água, assim que levantar fervura, deixando-as juntas por dois minutos. Depois desse período, desligue o fogo e espere esfriar até que possa coar as sementes e consumir. Tome este chpa intercalado com água dadno intervalos de três horas. Armazene-as na geladeira.
É aconselhável consultar um médico, antes de fazer o uso desse chá em tratamentos.