Piolhos são aqueles insetos que se instalam repentinamente no couro cabeludo, provocando coceiras, incômodo e ferimentos. São considerados uma praga, devido a sua eficaz reprodução, podendo contaminar muito mais de uma pessoa no mesmo ambiente. Existem remédios industrializados para o combate destes insetos, mas também há opções de receitas naturais para se livrar deste mal.
As receitas a seguir não matam imediatamente os piolhos. Porém, fazem com que fiquem fracos e que sejam retirados facilmente dos cabelos. São receitas menos agressivas do que os remédios industrializados e não danificam o couro cabeludo.
Vinagre
Misture 100 ml de água com 100 ml de vinagre de qualquer sabor. Aplique sobre os cabelos úmidos. Deixe agir por duas horas com touca térmica ou plástica. Após o procedimento, passe um pente fino pelos fios, por todo o comprimento, retirando os piolhos e depositando-os dentro de um pote com álcool. Aguarde meia hora, quando notar que já estão motos, descarte-os.
Leia também: Relaxe os cabelos sem química
Bicarbonato de Sódio
Misture uma colher de sopa do bicarbonato em pó em uma xícara de chá de um hidratante ou condicionador capilar. Aplique nos fios úmidos e deixe agir por duas horas, sob touca térmica ou material plástico. Repita o procedimento de passar o pente fino e retirar os piolhos.
Sal
Acrescente duas colheres de sopa de sal em um copo com água e misture até que dissolva. Aplique nos cabelos e aqueça em touca térmica ou sacola plástica por meia hora. É necessário pentear em seguida com pente de dentes finos para que os insetos saiam dos fios.
Cada uma dessas receitas deve ser aplicada por três dias seguidos e repetidas após uma semana.