Perder peso pode não ser tão simples quanto ir à academia e comer bem.
Os cientistas descobriram recentemente que as toxinas ambientais que entram no nosso corpo através dos alimentos que comemos e dos produtos que usamos nas nossas casas podem manter-nos gordos.
O corpo humano foi projetado para eliminar toxinas indesejadas de forma contínua e natural. Mas se o sistema digestivo, o fígado e os rins não estiverem funcionando de maneira ideal, essas toxinas irão literalmente se incorporar nas células de gordura, onde podem ser armazenadas por anos.
Compreender como remover toxinas das células de gordura pode ser exatamente o que você precisa para se livrar dos quilos extras.
Mas como eliminar as toxinas das células de gordura?
Vejamos primeiro por que o corpo armazena toxinas na gordura e o que podemos fazer a respeito.
Por que o corpo armazena toxinas na gordura?
Na década de 1980, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) conduziu um programa chamado Pesquisa Nacional do Tecido Adiposo Humano (NHATS).
Eles descobriram que todas as amostras de gordura humana continham vestígios de quatro solventes industriais e uma dioxina. Mais nove produtos químicos, incluindo mais três dioxinas, foram encontrados em mais de 90% das amostras de graxa e, em média, 83% das amostras continham PCBs. (1✓)✓ Recurso confiávelCentro PubMedBanco de dados altamente respeitado dos Institutos Nacionais de SaúdeLer fonte.
As dioxinas são um grupo de compostos químicos tóxicos que incluem dibenzo-p-dioxinas cloradas (CDD), dibenzofuranos clorados (CDF) e certos bifenilos policlorados (PCBs). Eles são formados durante processos de combustão como incineração de resíduos, incêndios florestais, branqueamento de celulose e papel com cloro, defumação e fabricação de herbicidas.2) Eles também podem alcançar água potável.
Existem dois tipos de toxinas que podem entrar no corpo:
- Toxinas solúveis em água: toxinas que são facilmente eliminadas do corpo através do sangue, pulmões e rins.
- Toxinas solúveis em gordura: toxinas que devem ser convertidas pelo fígado para se tornarem solúveis em água, antes de serem eliminadas.
As toxinas solúveis em gordura incluem metais pesados, poluentes ambientais, pesticidas, plásticos, conservantes, aditivos alimentares e outros produtos químicos ambientais.
Se os nossos órgãos de desintoxicação, como o fígado, os rins e o aparelho digestivo, não estiverem a funcionar de forma ideal, estas toxinas solúveis em gordura podem permanecer no nosso corpo durante anos.
Como o fígado remove toxinas do corpo
Um fígado que funciona bem produz bile, que é então armazenada na vesícula biliar. Sempre que consumimos gorduras, a bile da vesícula biliar é usada para ajudar a digeri-las. A bile também é usada para remover glóbulos vermelhos desgastados e certas toxinas do corpo.
Quando digerimos os alimentos, tanto as gorduras nutritivas quanto as tóxicas são transferidas do estômago para o intestino delgado, onde a bile é secretada pelo fígado e pela vesícula biliar.
No intestino delgado existem milhões de minúsculas vilosidades e leitos lácteos, “pêlos” semelhantes a dedos que percorrem simultaneamente o intestino, emulsionam a gordura e enviam gorduras tóxicas ao fígado para processamento.
Se esta via funcionar mal em qualquer momento da vida de uma pessoa, o corpo armazena gorduras tóxicas em vez de eliminá-las.
Tecido linfático associado ao intestino
O tecido linfático associado ao intestino (GALT), que envolve todo o trato intestinal, é o início do sistema linfático do corpo. É aqui que essas pequenas microvilosidades e leitos de leite absorvem e processam gorduras nutritivas e tóxicas. As gorduras nutritivas ou boas são usadas para produzir energia, colesterol, hormônios e células cerebrais, enquanto as gorduras tóxicas são processadas para eliminação.
Se o sistema linfático ficar congestionado e as vias de desintoxicação do fígado e do intestino grosso não funcionarem adequadamente, o corpo começa a armazenar gorduras tóxicas em vez de eliminá-las.
As gorduras tóxicas então recirculam pelo sangue e são eventualmente absorvidas pelas células adiposas de todo o corpo. Essas toxinas podem ser armazenadas por muitos anos, causando danos causados pelos radicais livres e degeneração celular. Eles interferem no metabolismo e podem causar ganho de peso abdominal.
Os sinais de um GALT congestionado incluem:
- Inchaço
- Alergias
- Segurando peso extra ao redor da barriga
- Hipersensibilidades
- Irritações na pele ou coceira.
- Rigidez articular
- Mãos e pés inchados
- Preocupações com a eliminação (prisão de ventre ou diarreia)
- Dores de cabeça ocasionais
Essas toxinas não só causam ganho de peso indesejado, mas também podem causar diabetes. (3✓)✓ Recurso confiávelCentro PubMedBanco de dados altamente respeitado dos Institutos Nacionais de SaúdeLer fonte.
Uma vez dentro do corpo, esses produtos químicos podem interferir na nossa capacidade de equilibrar o açúcar no sangue e metabolizar o colesterol. Com o tempo, isso leva à resistência à insulina e, eventualmente, ao diabetes.
Como você pode ver, remover essas toxinas do nosso corpo é de extrema importância se quisermos nos sentir e ter a melhor aparência.
Como remover toxinas das células de gordura
Alergias alimentares, excesso de peso corporal, má alimentação e elevados níveis de stress contribuem para uma má eliminação de toxinas. Existem muitas pequenas mudanças que você pode implementar sozinho para fazer grandes mudanças.
Experimente as seguintes sugestões para ajudar seu corpo a eliminar toxinas naturalmente:
1. Desintoxicação
Embora a palavra “desintoxicação” possa parecer um pouco intimidante, não é tão assustadora quanto você imagina. Nossos corpos se desintoxicam naturalmente todos os dias. Apoiar esse sistema é o que você precisa fazer para melhorar o processo e manter tudo funcionando perfeitamente.
Desintoxicar periodicamente o fígado pode ajudar a evitar que ele fique muito congestionado. Você pode tomar uma variedade de ervas diferentes, como raiz de dente-de-leão e cardo leiteiro, ou fazer uma limpeza com suco que não agride o fígado.
Além de ervas e sucos, procure consumir pelo menos 3 ou 4 litros de Água filtrada ou de nascente diariamente.Enfatizo a água filtrada ou de nascente porque a água da torneira é carregada de produtos químicos. Os rins são responsáveis por retirar os resíduos do sangue, portanto, ao hidratá-los, você melhorará o processo de eliminação de toxinas toda vez que urinar.
Além disso, você deve sempre tentar optar por alimentos orgânicos em vez dos convencionais e limpar sua casa com produtos naturais. Quanto mais toxinas você estiver exposto, mais seu corpo terá que trabalhar para eliminá-las.
2. Coma bem
Comer bem é outro componente importante para manter o corpo livre de toxinas. Coma uma grande variedade de alimentos vegetais para aumentar o teor de fibras em sua dieta. Sua dieta deve conter fibra alimentar suficiente para absorver a bile.
Elimine alimentos processados, embalados e embalados, bem como álcool e cafeína. Elimine açúcares refinados, aditivos, adoçantes, conservantes, aromatizantes artificiais, corantes e corantes alimentares. Respeite a sensibilidade a alimentos como glúten e laticínios, que têm a capacidade de causar ainda mais inflamação.
Frutas, vegetais crucíferos, folhas verdes e ervas, bem como nozes e sementes, são ótimas opções e contêm nutrientes importantes.
Se você realmente tem problemas de prisão de ventre, beba novamente aqueles 3 ou 4 litros de água por dia (de preferência 20 ou 30 minutos antes da refeição). Além disso, tomar um probiótico diariamente ou polvilhar 1-2 colheres de sopa de semente de linhaça na comida todos os dias pode ajudar muito no processo de eliminação.
3. Entre em forma
Manter-se ativo é outra ótima maneira de prevenir a sobrecarga tóxica. A transpiração ajudará o corpo a expelir toxinas através da pele (nosso maior órgão de eliminação). Se você tiver acesso a uma sauna, melhor ainda, pois facilita uma resposta corporal de transpiração intensa, que elimina toxinas mais rapidamente.
Quanto mais você se move, mais estimula os sistemas linfático e cardiovascular. Portanto, o movimento não só promoverá a eliminação de toxinas, mas também o manterá jovem e saudável.
Considere atividades como caminhada, natação, ioga, corrida, dança ou qualquer outra coisa que você goste de fazer para se manter ativo. Tente fazer isso por 30 minutos pelo menos quatro vezes por semana.
4. Relaxe
O estresse é a principal causa da inflamação no corpo. O estresse libera o hormônio cortisol, que interrompe temporariamente a digestão. Isso interfere na troca de gorduras e nutrientes no GALT.
Pratique diferentes técnicas calmantes, como arteterapia, respiração consciente, meditação, ioga ou ouça esta música.
Pessoalmente, gosto de fazer exercícios respiratórios intencionais, pois os pulmões ajudam a oxigenar o cérebro e o corpo. Respirar profundamente também pode ajudar a abrir áreas dos pulmões que, de outra forma, poderiam ficar obstruídas por anos de respiração superficial.
Quando faço exercícios respiratórios, gosto de sentar com as costas no chão para que minhas pernas tenham espaço para relaxar na beira do sofá ou da cama. Então coloco uma mão no peito e outra na barriga e me concentro em respirar apenas com a barriga. Você pode sentir com as mãos se seu peito está se movendo ou não. Tente deixar a respiração levantar apenas a barriga, para que o peito permaneça plano. Inspire por 10 segundos, segure por 3 segundos, solte por 10 segundos, segure por 3 segundos e repita. Faça isso por 5 a 10 minutos por dia.
O resultado final
Se você está tendo dificuldade para perder peso apesar de se exercitar e comer bem, as toxinas podem estar interferindo no seu metabolismo e nos processos de queima de gordura.
Quando as toxinas solúveis em gordura não podem ser eliminadas através de um sistema de desintoxicação obstruído, elas permanecem no corpo durante anos, causando problemas de ganho de gordura, fadiga, diabetes e muito mais.
Ao apoiar o seu sistema de desintoxicação, comer melhor, suar com mais frequência e estressar-se menos, você pode ajudar a eliminar toxinas que podem estar impedindo você de alcançar seus principais objetivos de saúde.