O banho de pés com água e sal marinho é ideal para relaxar e nos ajudar a reduzir a inflamação nos pés. Para obter melhores resultados, deve ser combinado com outros hábitos saudáveis
Sofrendo de inchaço nos pés pode ser desconfortável e doloroso. Embora seja um sintoma leve, que geralmente não alerta nada sério, sua aparência recorrente pode ser um sinal de outras condições, como edema ou distúrbios circulatórios .
Na maioria dos casos, desaparece após um período de descanso adequado; No entanto, alguns têm complicações que podem afetar a capacidade de se movimentar e a vida cotidiana.
É muito importante solicitar um check-up médico quando o problema durar vários dias. Às vezes é necessário determinar porque se origina para encontrar um tratamento eficaz e apropriado.
Se não há causa que exija intervenção, podemos recorrer a soluções antiinflamatórias de origem natural que, por suas propriedades, promovem a sensação de alívio.
Entre essas opções , encontramos a terapia clássica de água morna e sal marinho, recomendada há décadas por seus efeitos relaxantes.
Você se atreve a tentar? Anote!
Quais são as causas do inchaço nos pés?
Existem muitos fatores que podem influenciar o problema do inchaço nos pés. Muitas vezes, é desencadeada por uma insuficiência venosa que leva a dificuldades na irrigação sanguinolenta e acumulação excessiva de líquidos.
Uma longa caminhada, muitas horas sentadas ou exercícios de alto impacto físico podem piorar o problema de circulação , aumentando a recorrência desse sintoma.
Outros fatores relacionados são:
- Uso de meias muito justas
- Uso de salto alto
- Posturas ruins ao caminhar ou exercitar
- Ser sedentário, com excesso de peso ou obeso
- Coma muito sal e açúcar
- Tem doenças auto-imunes
- Sofre ferimentos ou infecções nos pés e pernas
- Alterações hormonais
- Tem diabetes, hipertensão ou hipercolesterolemia
Por que usar água morna com sal marinho para aliviar o inchaço nos pés?
O tratamento de água morna com sal marinho é uma solução milenar para reduzir dores no corpo que afetam o movimento e as habilidades físicas .
Durante séculos, tem sido um dos suplementos para reduzir o inchaço e o cansaço dos pés, pois contém nutrientes que estimulam o relaxamento dos músculos.
Benefícios
- Os minerais no sal são facilmente absorvidos pela pele, proporcionando uma forte sensação de alívio de problemas inflamatórios e circulatórios.
- É útil refrescar e revitalizar os pés após um longo e cansativo dia.
- Serve como um aliado contra calos e fungos, fatores que podem deteriorar a saúde dos pés.
- O sal tem propriedades esfoliantes que removem as células mortas para preservar a pele lisa.
- Seu efeito relaxante reduz a tensão muscular e alivia o estresse.
- Diminui a sensação de dor quando o inchaço é causado por uma lesão.
Como preparar este remédio com água morna e sal marinho?
O remédio com água morna e sal marinho é muito fácil de preparar e não tem contra-indicações. Pode ser usado todos os dias , especialmente se os pés sofrerem algum tipo de pressão excessiva ao longo do dia.
Ingredientes
- 5 xícaras de água (1250 ml)
- ½ xícara de sal marinho grosso (100 g)
Preparação
- Aqueça os copos de água até que atinjam uma temperatura que seja suportável para a pele.
- Deite-os numa bacia e adicione o sal marinho.
- Misture alguns segundos para o sal dissolver.
Modo de uso
- Mergulhe os pés na banheira por 20 ou 30 minutos.
- Após este tempo, seque bem com uma toalha limpa e descanse.
Outras recomendações para aliviar o inchaço dos pés
O tratamento anterior tem efeitos imediatos contra o inchaço dos pés; no entanto, para melhores resultados, é bom levar em conta outras recomendações que ajudam a controlá-lo:
- Eleve as pernas por 3 ou 5 minutos se você se cansar de casa. Este exercício simples reativa a circulação e proporciona uma agradável sensação de alívio.
- Em caso de edema ou doenças inflamatórias , opte por receber massagens regulares com óleos anti-inflamatórios e relaxantes.
- Consumir muito líquido por dia , pois a desidratação pode piorar a retenção de líquidos.
- Exercite os pés várias vezes por semana.
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio ou optar por acessar suplementos desse mineral.
Você sofre desse sintoma? Se você ainda não tentou este tratamento com água morna e sal marinho, prepare-o na próxima vez que enfrentar esse problema.