As propriedades medicinais do alho podem ser de grande ajuda no combate à infecção causada por unhas encravadas e acelerar sua cicatrização. Hoje nós contaremos como fazer isso.
O alho é uma planta que pertence à família Allium, e está intimamente relacionado com a cebola, cebolinha e alho-poró. Devido às suas propriedades desinfetantes, pode nos ajudar a aliviar uma unha encravada.
Causas e sintomas de uma unha encravada
A unha encravada é uma condição na qual a carne abaixo de uma ou ambas as bordas da unha, geralmente a do dedão do pé, torna-se sensível e muitas vezes inflamada, devido a um crescimento excessivo da unha ou pressão da carne contra ela.
Por outro lado, este desconforto acontece frequentemente devido a sapatos muito apertados ou estreitos na parte onde os dedos estão. Também pode ser causado por saltos altos, por jogar o peso do corpo para frente e deixar os dedos apertados na parte mais estreita do sapato.
Às vezes é devido a um método inadequado de cortar as unhas. As unhas devem ser cortadas em linha reta e não arredondadas nos cantos para seguir a curva no final dos dedos dos pés.
Mas, caso você as corte em formato arredondado, é possível que a carne cresça em torno dos cantos enquanto a unha continua seu crescimento normal, penetrando na pele.
Dicas para cortar as unhas encravadas
A seguir, vamos falar sobre o processo adequado ao cortar uma unha encravada. Não tente cortar a parte encravada, pois isso pode piorar o problema.
- Primeiramente, mergulhe a unha em água morna para amolecer.
- Use um cortador de unhas limpo e afiado.
- Finalmente, apare as unhas uniformemente ao longo da ponta. Além disso, não arredonde os cantos nem corte demais.
Também tente considerar a possibilidade de usar sapatos mais largos se a unha encravada for a do pé, pelo menos até que o problema desaparecer.
Agora, vamos falar sobre as propriedades do alho que ajudam a aliviar as unhas encravadas. Nós também vamos sugerir um tratamento que inclui este ingrediente.
Propriedades do alho
Ao longo da história, este alimento tem sido usado por suas propriedades medicinais e benefícios para a saúde. O alho contém um composto chamado alicina, que lhe proporciona benefícios.
Este é um dos compostos do enxofre que é liberado quando o alho é picado, amassado ou mastigado. Também é responsável pelo cheiro característico do alho.
Tratamentos de alho para uma unha encravada
Como o alho é um antisséptico e um ótimo remédio natural, as unhas encravadas podem ser tratadas com ele para aliviar o desconforto que causam.
1. Tratamento de alho e vick vaporub
A pomada clássica de vick vaporub é um produto mentolado que acalma a irritação e a dor nas unhas afetadas. Ao adicionar alho, obtemos efeitos mais poderosos e mais rápidos.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de vick vaporub (20 g)
- 1 dente de alho
- Bandagem
Preparação
- Em primeiro lugar, amasse o alho com a pomada para criar uma pasta.
- Logo após, aplique na área afetada (neste caso, a unha encravada) e cubra-a com uma bandagem.
- Finalmente, deixe-o agir durante a noite para fazer efeito e repita por 5 dias consecutivos.
2. Tratamento caseiro e natural
Ingredientes
- 4 xícaras de água (1 litro)
- 1 alho
- Algodão
Preparação
- Em primeiro lugar, ferva a água e despeje em um recipiente.
- Logo, introduza a unha encravada na água quente várias vezes, tomando cuidado para não se queimar.
- Posteriormente, seque com um pano limpo.
- Por outro lado, amasse o alho e coloque um pedaço de algodão impregnado com alho sob a unha para acabar com a infecção.
- Finalmente, este remédio deve ser feito 2 a 3 vezes ao dia.
Dados interessantes para aliviar uma unha encravada
Importante: no caso de diabéticos e crianças pequenas, danos nos nervos (geralmente nas pernas ou pés), má circulação ou uma infecção ao redor da unha, é muito importante que você consulte o seu médico. Não tente tratar este problema em casa.
Normalmente, o seu médico examinará a unha. Ele também fará vários testes ou exames para melhorar o desconforto, além de prescrever medicamentos.
Em conclusão, o médico perguntará sobre os sintomas para tratar melhor a condição e, no caso de ter que proceder com algum tratamento, faça-o conforme for indicado.