A conjuntivite é uma das infecções oculares que mais atacam pessoas por ser uma doença contagiosa. Mesmo já em tratamento, é essencial que se identifique os sintomas para determinar a sua causa. Talvez, nem todos saibam, mas existem três tipos de conjuntivite, porém, apenas um é causado por bactérias e fungos e tem caráter contagioso. Os outros dois tipos são de âmbito alérgico e tóxico, não sendo transmitidos de pessoa para pessoa.
Nomalmente, esta infecção é causada por alergias e problemass sinusais, bem como a conjuntivite tóxica é consequência da exposição a produtos químicos.
O que é mais comum de ocorrer durante o estado de conjuntivite é o inchaço em um ou nos dois olhos, vermelhidão e lágrimas frequentes. Pode ser que ocorra o inchaço das pálpebras, coceira, embaçamento da visão e a sensibilidade à luz.
Leia também: Limpe os pulmões e pare de fumar com esta receita natural de mel, gengibre, cúrcuma e cebola
Na maioria dos casos, esta condição desaparece com o tempo, porém existem diversos remédios caseiros que podem ajudar no tratamento e no alívio da dor e coceira. Hoje, trouxemos a receita de um deles.
Você irá precisar de uma colher de chá de carvão ativado e uma xícara de água. Misture o carvão na água e deixe que a mistura repouse por cerca de três horas. Então, pingue algumas gotas da mistura no olho infectado com ajuda de um conta-gotas e repita este procedimento a cada quatro horas até que a inflamação apresente melhora. Para obter melhores resultados em relação à dor, deixe o conta-gotas cheio do preparado armazenado na geladeira. Recomendamos assim, porque, quando a mistura fica fria, apresenta um efeito calmante sobre olhos.
No mais, evite:
- Tocar ou coçar os olhos com as mãos;
- Uso de colírios sem prescrição médica;
- Exposição à poluição, como fumaça, vapores desconhecidos etc.
- Use óculos escuros quando estiver com o rosto exposto ao sol.