Para otimizar sua eficácia quando se trata de cuidar da próstata, o consumo desses remédios caseiros deve ser complementado com hábitos saudáveis e atividade física moderada.
Os homens preocupados com a saúde da próstata devem saber que existem alimentos e plantas medicinais muito adequados para prevenir os distúrbios mais comuns: prostatite, hiperplasia benigna da próstata ou mesmo câncer.
Apesar de não sofrerem nenhum destes problemas, é melhor impedi-los de 30 ou 40 anos.
Neste artigo, compartilhamos 9 remédios naturais e caseiros para aliviar os problemas da próstata . Entre eles, destacamos sementes de abóbora, salsa, pimenta caiena ou sabal.
Todos eles são muito eficazes para que os homens possam ter uma próstata saudável em qualquer idade.
A próstata e seus distúrbios
A próstata é a glândula que ajuda a produzir sêmen . Faz parte, portanto, do sistema reprodutor masculino . Essa glândula envolve o duto responsável pela eliminação da urina, que vai da bexiga para o exterior.
Embora seja do tamanho de uma noz, aumenta de tamanho com a idade. Isso pode levar a sérios problemas de saúde.
Por esta razão, é aconselhável prevenir naturalmente os problemas mais frequentes desta glândula , que são os seguintes:
- Prostatite: Inflamação da próstata. A causa geralmente é uma bactéria.
- Hiperplasia prostática benigna: É um aumento excessivo da próstata, comum em homens a partir dos 50 anos. Causa distúrbios na micção ou necessidade de urinar , especialmente à noite.
- Câncer de próstata: Causa dor e dificuldade para urinar normalmente.
Remédios caseiros e naturais
1. sementes de abóbora

Um dos remédios mais populares hoje para os problemas desta glândula são as sementes de abóbora. Isto se deve, sobretudo, ao seu alto teor de zinco , um mineral muito benéfico para a próstata .
Em particular, eles são recomendados como um remédio para prevenir e tratar a hiperplasia prostática benigna .
2. Salsa, limão e cenoura
O suco ou salsa liquefeita, limão e cenoura é um excelente remédio para aumentar a produção de urina. Também ajuda a eliminar toxinas e facilita a função da bexiga.
Esses efeitos beneficiam, em grande medida, a saúde da próstata, além de impedir seu aumento. Recomendamos tomar o suco com o estômago vazio ou fora das refeições para torná-lo mais curativo.
3. Pimenta caiena

A capsaicina presente na pimenta caiena pode nos ajudar a prevenir os problemas relacionados a essa glândula masculina.
No entanto, devemos começar a consumi-lo pouco a pouco, para que não cause distúrbios digestivos . Assim, gradualmente aumentaremos seu consumo, à medida que o tolerarmos.
4. Sabal
Sabal, também conhecido como Saw Palmetto, palmito selvagem, saw palmetto ou palmeira anã, é um ótimo remédio para cuidar da próstata.
É muito eficaz no tratamento de prostatite ou aumento benigno desta glândula, bem como distúrbios da bexiga. É também um tratamento popular para a calvície masculina relacionada à testosterona.
5. Provocação

A provocação , além de ser uma planta selvagem purificação, também controla o tamanho da próstata e cuidado do tracto urinário em geral . Podemos tomá-lo como suplemento, em infusão, ou preparar deliciosas sopas ou caldos com base nessa planta medicinal . Devemos ter cuidado ao manipulá-lo devido às suas propriedades pungentes.
6. Tomate
O consumo de licopeno está associado a um menor risco de câncer de próstata .
Licopenos são antioxidantes que estão presentes em frutas e vegetais de cor vermelha. O tomate é um dos mais destacados, especialmente se o consumimos concentrado (em molho ou desidratado).
Para o tomar como suplemento, recomendamos que prepare o nosso próprio molho de tomate caseiro e consuma todos os dias em pequenas quantidades, para acompanhar as nossas receitas.
7. Pygeum

O pygeum ou ameixa africana é um remédio para muitos problemas masculinos.
Não só ajuda a prevenir a próstata aumentada, mas também pode tratar a calvície relacionada a este problema . Por esta razão, é frequentemente combinado com sabal em muitos suplementos naturais.
8. Pólen
Para prevenir prostatite ou tratá-lo rapidamente, nos primeiros sintomas, podemos recorrer ao pólen de abelha. Este remédio, que tem um alto poder antibiótico e restaurador, pode nos ajudar a prevenir distúrbios mais sérios de uma maneira simples.
Com uma colher de chá por dia será uma dose suficiente.
9. andando

Embora a caminhada não possa ser comparada a ervas medicinais ou alimentos, esse bom hábito é um excelente método para manter a próstata saudável. Portanto, devemos propor uma caminhada de pelo menos meia hora por dia .
Além disso, isso terá um impacto em nossa saúde geral.