Conhecida como pau-homem ou liriosma, a Marapuama é uma erva com propriedades medicinais. Seu nome científico é: Marapuama é Ptychopetalum uncinatum A, podendo ser comprada facilmente em forma de folhas secas ou trituradas.
Esta planta estimula a cirulação sanguínea fazendo com que funcione melhor e também serve para combater a celulite. Alpem disso, também é muito indicada para o tratamento de estresse, fadiga, aumento da libido e disfunções sexuais.
Leia também: Conhece o chá de João Gomes? Ele trata a fadiga e outros problemas de saúde!
No que diz respeito ao sistema digestivo, o chá desta planta tem o poder de interromper a diarreia, combater vermes, reduzir o inchaço e regular o funcionamento do intestino.
- Entre tantos outros tratamentos que a Marapuama promove estão:
- Recuperação da perda da memória
- Melhora dos sintomas da gripe
- Diminuição da fraqueza
- Tratamento para depressão
- Tratamento para reumatismo
- Redução da queda de cabelo
Todos esses benefícios se devem às propriedades da planta antidiarreica, anti-estresse, anti-reumática, afrodisíaca e tônica. O seu chá pode ser consumido ou usado como compressa, aplicando-as em locais onde a má circulação afetou. Para aprender a prepara o chá, veja a receita a seguir:
Será preciso duas colheres de sopa de cascas picadas e secas e um litro de água. Coloque tudo numa panela e deixe ferver por vinte minutos. Tampe e deixe descansar um tempo e coe. Depois disso, é só beber. Repita o procedimento duas ou três vezes ao dia.
Existem alguns efeitos colaterais na marapuama como mãos trêmulas, palpitações e ejaculação precoce. A planta também não é recomendada para gestantes, lactantes e pacientes com pressão alta.