As nozes são os alimentos mais saudáveis que podemos consumir porque são ricos em vitaminas e minerais, como o cálcio, que fortalece os ossos e previne a osteoporose.
Nozes, como todas as nozes, são muito nutritivas e boas para a nossa saúde. É bem conhecida a sua importante ação protetora do coração e do sistema circulatório, mas as nozes fornecem muito mais.
Proteja nosso coração
Os óleos vegetais são responsáveis por essa importante ação. Eles são ricos em ácido oléico, como o azeite de oliva, mas também contêm outros, como o ácido linoleico e o ácido alfa-linoléico ( ácidos graxos ômega 3 ). Todos eles ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, especialmente os de colesterol LDL (colesterol “ruim”), fazendo com que o risco de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou angina, diminuam consideravelmente. Esses ácidos graxos impedem a formação de coágulos, pois tornam o sangue mais fluido.
Se acrescentarmos a tudo isso a capacidade de reduzir a pressão arterial graças ao fornecimento de minerais e controlar os níveis de açúcar no sangue, fazemos das nozes um complemento ideal para o nosso coração.
Outras propriedades de nozes
As nozes têm propriedades antioxidantes graças ao alto teor de vitaminas, destacando a vitamina E, a vitamina C e as vitaminas do grupo B.
São ricos em cálcio, ajudando a prevenir a osteoporose e mantendo os ossos saudáveis. Essas duas últimas propriedades as tornam especialmente recomendáveis na menopausa, pois combatem dois dos processos que aceleram seu desenvolvimento nessa época.
Outras propriedades das castanhas que podemos listar são:
– Mantém a nossa pele em bom estado, evitando problemas como eczema, secura, etc.
– Nosso cabelo ficará mais saudável e forte graças ao zinco. Até mesmo seu efeito retardador da calvície foi postulado.
– Seu consumo é recomendado aos estudantes para a ação benéfica da lecitina sobre capacidade intelectual, agilidade mental e memória.
– Eles são saciantes, então ajudam a controlar a sensação de fome entre as horas.
Contribuição calórica das nozes
No entanto, não podemos esquecer que nozes em geral, e nozes não são excepção, fornecem uma quantidade significativa de calorias. Em caso de obesidade, devemos controlar seu consumo.
Recomenda-se a comer 5 nozes cerca de 4 ou 5 vezes por semana , que, se, como desde que omitir a ingestão de outros alimentos gordurosos menos saudáveis como manteiga, carnes gordas, etc.
Pessoas com tendência a desenvolver cálculos no rim ou na vesícula biliar devem moderar seu consumo, pois são muito ricas em oxalatos.