A Pirole é encontrada em terrenos e solos esponjosos, mesma possui lindas flores de cor branca e aroma forte. Sua altura pode alcançar entre 10 e 20 centímetros de altura, e possui cerca de doze folhas em cada ramo, à base do caule da planta. Vinda da América do Norte, Ásia e Europa, a planta é pertencente a família das piroláceas.
Esta planta é composta basicamente por arbutrina , glicosídeos açúcares. É muito benéfica à saúde devido a presença de ativos adstringentes, que agem na contração dos tecidos originando uma camada de revestimento contra inflamações que atingem boca, intestino, garganta e órgãos genitais.
“A Pirole é encontrada em terrenos e solos esponjosos, mesma possui lindas flores de cor branca e aroma forte.”
Por atuar como hemostático, auxilia na coagulação sanguínea e reduz riscos de sangramentos. Além disso, por ser diurético, a pirole contribui no melhor funcionamento da bexiga, intestino e rins, inibe a retenção de líquidos e controla a diarreia. As folhas que ficam à base do vegetal são as mais ricas em princípios ativos.
Leia também: Saiba o bem que a Tribulus Terrestris faz no tratamento natural para disfunção erétil e no estímulo da líbido feminina
A piole é mais consumida em forma de chá. Para prepará-lo, deve-se ferver algumas folhas lavadas da planta em uma panela com água. Depois, deixe amornar até que esteja em uma temperatura agradável para beber, coe e consuma três xícaras ao dia. Também há a opção utilizar em forma de fluído, que pode ser encontrado em farmácia de manipulações e ingerido 15 a 20 gotas duas vezes por dia.
Consumindo 20 gotas por dia a cada refeição, seu fluído também é recomendado na perda de peso, devido a propriedade que age na retenção de líquidos, um dos principais motivos que acarretam o inchaço pelo corpo. Acontece que esse uso melhora a digestão e auxilia na liberação de líquidos.
Observação: não há registros de contra indicções do uso de piroles, porém, como todo tratamento natural, é recomendado ingerir doses equilibradas da receita e sempre com a devia orientação médica. A maioria das plantas, se consumidas em excesso, pode causar problemas a saúde.